‘Tóquio 2020’ está entre os trabalhos escolhidos pelo júri da Comissão Nacional da UNESCO e da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros
A reportagem ‘Tóquio 2020’, da jornalista Ana Martins Ventura e do fotografo Alex Gaspar, publicada pelo jornal O SETUBALENSE, foi nomeada para a edição deste ano do Prémio Direitos Humanos e Integração, instituído pela Comissão Nacional da UNESCO e da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.
O trabalho jornalístico, sobre o projecto da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal (APCAS) para a prática da modalidade de Boccia adaptada a pessoa com deficiência, foi escolhida pelo júri desta décima-quinta edição do prémio, que é composto por Guilherme d’Oliveira Martins, Catarina Duff Burnay e Francisco Sena Santos.
Na categoria de Imprensa Escrita, além da peça d’O SETUBALENSE, foram nomeados mais quatro reportagens, nomeadamente ‘O Refúgio das guerreiras’, de Vânia Maia, publicada na Revista Visão; ‘20 anos sem Casal Ventoso’, de Catarina Reis e Rita Rato Nunes, publicada no Diário de Notícias, ‘Igualdade de género faz avançar sociedades’, de Ana Cargaleiro de Freitas Nobre Santos, publicada no Jornal Voz das Misericórdias; e ‘Já viveu na rua. Hoje ajuda sem-abrigo e toxicodependentes’, de Maria Anabela Silva, publicada no Jornal de Leiria.
O Prémio Direitos Humanos e Integração, no valor de dez mil euros, visa reconhecer trabalhos jornalísticos, a nível nacional, em prol dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.
Além da categoria imprensa, há também as categorias Rádio, em que estão nomeadas reportagens da TSF, Antena 1 e Rádio Renascença, e Meios Audiovisuais, com diversos trabalhos emitidos em canais de televisão como SIC, RTP e Porto Canal.
Após a nomeação das peças concorrentes, o júri está agora a seleccionar as reportagens vencedores, que só serão divulgadas durante a cerimónia pública de entrega dos prémios, cuja data e modelo serão “oportunamente anunciados” pela organização.
Leia aqui a reportagem
https://osetubalense.com/ultimas/2019/10/31/toquio-2020/