Entre Azeitão e a zona do Montalvão, no espaço de uma semana, o concelho de Setúbal tem cinco casos identificados em escolas
O Agrupamento de Escolas de Azeitão tem três casos de Covid-19 confirmados em alunos, na sequência dos quais estão em isolamento profilático duas turmas e dois professores.
Segundo a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) confirmou a O SETUBALENSE, na Escola Básica do 2º Ciclo de Azeitão foram identificados “dois casos numa turma”, na sequência dos quais “foi fechada a sala e todos os alunos e a professora estão em casa a cumprir o isolamento profilático”. E na Escola Básica do 1º Ciclo da Brejoeira, que também integra este agrupamento, foi confirmado “um caso positivo numa turma”. Situação que levou igualmente ao encerramento de uma sala e isolamento profilático de alunos e de uma professora.
Entretanto, na quarta-feira, a direcção do Agrupamento de Escolas de Azeitão já tinha enviado um comunicado aos encarregados de educação, com a confirmação de um caso “na Escola Básica de Azeitão”, em referência ao estabelecimento do 2º ciclo, destacando que o estabelecimento estaria “em articulação com a Autoridade de Saúde Local/Unidade de Saúde Pública Local” a implementar “medidas de prevenção e controlo de transmissão de SARS-CoV-2”.
Segundo o comunicado, ao qual O SETUBALENSE teve acesso, a direcção assegurava que apenas seriam tomados cuidados ao nível da monitorização. “Queremos assegurar que a comunicação será mantida de forma fluída, não havendo de momento necessidade de adoptar outros cuidados adicionais além da referida monitorização de sintomas”, lê-se no documento.
Recorde-se que, esta quarta-feira, duas semanas após o início do ano lectivo, no concelho de Setúbal já haviam sido identificados mais dois casos de Covid-19 em alunos da Escola Básica n.º 3 de Setúbal, situada na zona do Montalvão.
Também na sequência desta situação, a ARSLVT confirmou a O SETUBALENSE que “foram identificados contactos próximos dos casos positivos (quer nos alunos, quer nos profissionais) e determinado o isolamento profilático dos mesmos”. Além desta identificação “foram impostas as medidas que constam nas orientações da Direcção-Geral da Saúde, que visam reduzir o risco de transmissão de infeção por SARS-CoV-2 – Covid-19”.