Juventude de Évora é o primeiro adversário do Vitória FC na série H do Campeonato de Portugal.
A dez dias da estreia oficial na série H do Campeonato de Portugal, o Vitória FC, que adiou para 15 de Novembro o jogo de estreia no reduto do Moura, continua a sua preparação no Estádio do Bonfim. O objectivo é apresentar a equipa na melhor forma possível na partida que marca a estreia na competição a 4 de Outubro (domingo), dia em que o adversário da segunda jornada será o Juventude de Évora.
Até ao momento, os setubalenses realizaram dois jogos de preparação. No primeiro desses testes, a 12 de Setembro, a equipa deslocou-se ao Restelo, estádio onde alcançou um triunfo por 1-3 sobre o Belenenses. Nessa partida os golos foram apontados por Mathiola, Ventura e Zequinha, avançado, de 33 anos, que é neste momento o jogador com a pontaria mais afinada no plantel.
A veia goleadora do atleta nascido e criado em Setúbal ficou patenteada na segunda partida de preparação. A 19 de Setembro, no Estádio do Bonfim, Zequinha bisou no teste efectuado contra os vizinhos do União Futebol Comércio e Indústria. Na vitória por 4-1 contra os alvi-negros, Kamo-Kamo, atacante que na época anterior se destacou na Liga Revelação pelos sub-23 também marcou por duas vezes.
A dez dias da estreia na prova é expectável que a equipa agende para os próximos dias mais testes para que o treinador Alexandre Santana, que tem na sua equipa técnica os adjuntos Rúben Conceição, João Nicolau e Hugo Grosso, Ricardo Cavaco (preparador físico), Diego Silva (treinador de guarda-redes) e João Gato (observador/analista), possa pôr em prática as ideias que preconiza para o Vitória 2020/21.
Apesar de os últimos dias terem sido dominados pelos agendamentos das Assembleias Gerais – uma referendária para votar a aceitação de 65 lotes de terreno doados pela Câmara Municipal (na próxima terça-feira) e outra, a 18 de Outubro, para eleger os novos órgãos sociais) –, a vertente desportiva continua a ser diariamente trabalhada tendo em vista o primeiro compromisso da equipa principal.
FPF aperta condições de licenciamento
Além do Vitória FC, a Associação de Futebol de Setúbal (AFS) está representa no Campeonato de Portugal por outros cinco clubes. Na série G, Olímpico do Montijo, GD Fabril e Oriental Dragon são os clubes da região em prova, enquanto na série H, o Vitória tem a companhia do Pinhalnovense e Amora. Os seis clubes da região ficaram esta semana a conhecer as condições para disputar provas da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
No Campeonato de Portugal, as regras agora divulgadas serão mais apertadas e os clubes precisarão de licenciamento, que será inicialmente aplicado à nova Liga 3, à Liga Revelação, à Liga de futebol feminino e à Liga de futsal masculino. Mais tarde, em 2023/24, estender-se-á às restantes provas, de seniores e jovens, albergadas pela Federação. No documento publicado segunda-feira nas plataformas oficiais da FPF, os clubes ficaram a conhecer as regras que vão ter de cumprir com um objectivo bem definido. “Os emblemas terão de cumprir vários requisitos que têm por objectivo elevar e uniformizar os padrões de qualidade de todos os participantes para a melhoria do futebol nacional”.
Apenas com esta licença, que durará apenas uma época desportiva e é intransferível, os clubes poderão participar nas competições da FPF. O licenciamento “visa certificar a boa gestão dos clubes em quatro vectores essenciais: desportivo, infraestrutural, organizativo e económico-financeiro”, sendo que a atribuição dessa licença “está dependente de critérios específicos, designadamente desportivos, infraestruturais, administrativos, legais e financeiros”.
Na componente financeira, clubes como os seis filiados na AFS que participam esta temporada no Campeonato de Portugal, deverão fazer prova da inexistência de dívidas em relação aos seus jogadores, treinadores e colaboradores, vencidas à data de 31 de Dezembro do ano anterior à época a licenciar, além de necessitarem de demonstrar que têm a situação regularizada com o Fisco e Segurança Social”.
O regulamente refere que relativamente ao Campeonato de Portugal, este regulamento apenas entrará em vigor na época seguinte, ou seja 2022/23, numa altura em que este já será o quarto escalão do futebol português, uma vez que a nova Liga 3 entra em vigor em 2021/22, onde já será regida por este novo regulamento.