Espaço Agrícola do Alto do Moinho reforça Rede de Hortas

Espaço Agrícola do Alto do Moinho reforça Rede de Hortas

Espaço Agrícola do Alto do Moinho reforça Rede de Hortas

A Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal foi reforçada com a criação do Espaço Agrícola do Alto do Moinho. Foi inaugurado no passado sábado e localiza-se no lugar na freguesia de Corroios, e conta com 3 mil metros quadrados de área para 36 hortas.
Sobre os objectivos da rede de hortas urbanas, diz o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, que são “dotar o município de espaços vocacionados para o desenvolvimento da actividade agrícola nas vertentes social, recreativa e pedagógica, orientados pelo princípio da agricultura sustentável em contexto urbano”.

No espaço agrícola disponibilizam-se infra-estruturas, tais como vedação e rede de distribuição de água, e um edifício com cerca de 150 metros quadrados para arrumo de ferramentas, e 1 800 metros quadrados de área útil para cultivo, distribuída por 36 unidades de hortas recreativas, de 50 metros quadrados cada. Neste projecto, a Câmara Municipal do Seixal fez um investimento de 105 809,86 euros.

- PUB -

Com este novo espaço no Alto do Moinho o concelho do Seixal passa a contar com quatro espaços agrícolas que ocupam um total de 24 mil metros quadrados, distribuídos pelas freguesias de Arrentela, Amora, Seixal e Corroios, com uma área de cultivo de 15 142 metros quadrados.

A autarquia, em nota de imprensa, aponta o “reforço de uma parceria internacional (Humana), duas parcerias com instituições na área da saúde mental e deficiência (CERCISA e PRISMA) e três parcerias com estabelecimentos de ensino básico, envolvendo 122 hortelões, 300 alunos, 12 professores e 20 utentes de instituições”.
O projecto pedagógico destinado às escolas do 1.º ciclo do ensino básico envolveu no ano lectivo passado um total de 7 escolas básicas e 14 turmas, “com as quais se trabalhou, em sessões distribuídas ao longo do calendário escolar, questões da produção alimentar sustentável, segurança alimentar e hábitos de vida saudáveis”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -