O projecto PRO65-APOIO, desenvolvido pela Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, arrancou na passada semana em Gâmbia, conseguindo chegar em quatro dias “a mais de 200 seniores”. A iniciativa, criada em parceria com a “Unidade Local de Protecção Civil”, tem como objectivo informar a população mais envelhecida para a existência de “linhas e apoios” para combater “os efeitos negativos criados devido à Covid-19”.
“Desta acção já resultaram vários pedidos de ajuda em bens alimentares, para o levantamento de reformas e medicação”, lê-se em nota de imprensa. Para satisfazer estes pedidos, “o executivo da junta de freguesia”, “em articulação com os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Setúbal e Protecção Civil Municipal”, tem vindo a entregar nas últimas semanas “vários cabazes alimentares”.
A medida pretende, também, informar os cidadãos “sobre o Programa 65 – Idosos em Segurança da GNR, no sentido de reforçar importantes conceitos no âmbito da segurança da população mais idosa”. Para a sua execução, foi realizada uma “acção de formação pela GNR de Setúbal”, direccionada a instruir a “Unidade Local de Protecção Civil”.
A próxima zona a ser abrangida pelo projecto PRO65-APOIO será a das Pontes, seguindo depois para as restantes zonas da freguesia. Paralelamente, e depois de “reunidas as condições”, a Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra informou que já começou a proceder à distribuição de máscaras”. “Apesar dos constrangimentos originados pela entidade fornecedora”, a junta de freguesia iniciou neste fim-de-semana “a distribuição” no seu “armazém em Gâmbia, das 09h30 ao 12h00”, e no “Polo da Biblioteca, das 14h00 às 16h30”. “No sábado foi feita uma distribuição das 9h30 às 13h00. Para a aquisição do material é necessário o comprovativo de morada e o cartão de cidadão associado a esse, sendo que será distribuída apenas uma máscara por elemento do agregado familiar”, revelou a junta de freguesia em comunicado.