Espécies exóticas no Tejo vão ser debatidas no Fórum Cultural de Alcochete

Espécies exóticas no Tejo vão ser debatidas no Fórum Cultural de Alcochete

Espécies exóticas no Tejo vão ser debatidas no Fórum Cultural de Alcochete

É organizado pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Câmara Municipal de Alcochete, e vai dar a conhecer o que de mais exótico se pode encontrar no Rio Tejo. Trata-se do 1.º Encontro sobre Espécies no Tejo que terá lugar, no próximo dia 22, no Fórum Cultural de Alcochete.

“A bacia hidrográfica do Tejo é o sistema aquático português onde se regista o maior número de espécies exóticas e onde se sobrepõem interesses do ponto de vista da conservação da natureza e da sustentabilidade sócio-económica de populações, que dependem da exploração dos recursos aquáticos”, revela a autarquia, em nota de Imprensa de promoção ao evento.

- PUB -

De acordo com a edilidade, “os impactos ambientais e sócio-económicos que derivam da introdução no Tejo de espécies como a amêijoa-japonesa, o caranguejo-peludo-chinês, o lagostim-vermelho-da-Luisiana, o siluro, assim como de plantas aquáticas invasoras”, vão ser temas abordados no encontro.

“A introdução de espécies não-indígenas ou exóticas é considerada uma das principais causas de perda de biodiversidade, contrariando o equívoco generalizado de que a um maior número de espécies na natureza corresponde uma maior diversidade biológica”, lembra a autarquia.

A inscrição é gratuita mas tem inscrição obrigatória em tinyurl.com/exóticas-tejo.

- PUB -

Exposição inaugura esta quarta-feira

No âmbito da iniciativa, vai ser inaugurada já esta quarta-feira, 15, às 15h00, também no Fórum Cultural de Alcochete, a exposição “Invasão Exótica: o Tejo sob ameaça”, que incide num tema que constitui uma preocupação para as autarquias limítrofes à bacia hidrográfica do Tejo.

“De uma forma complementar ao encontro, que se realiza a 22 de Março, a exposição procura responder às questões essenciais sobre as espécies exóticas: Quem são? Onde estão? De onde vieram? Como chegaram até cá? Que impactos podem ter?”, explica a autarquia

- PUB -

A mostra estará patente ao público até 15 de Abril e terá visitas orientadas mediante inscrição.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -