23 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Salas de audiência da região não cumprem regras de segurança contra Covid-19

Salas de audiência da região não cumprem regras de segurança contra Covid-19

Salas de audiência da região não cumprem regras de segurança contra Covid-19

Presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados encontra violações a medidas de contenção à Covid-19 em tribunais da região

 

O presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, João Massano, tem visitado os tribunais da zona sul, para perceber como estão a correr os trabalhos nesta fase do combate à Covid-19. E embora tenha encontrado uma excepção no Tribunal do Barreiro, em outros tribunais as normas de protecção não estão ser cumpridas.

- PUB -

No Tribunal do Barreiro, durante uma visita realizada ontem, João Massano deparou-se com uma sala de audiência organizada com respeito pelas regras do distanciamento social recomendado e equipada com dispensadores de álcool gel. Para além destes dois pontos, todos os intervenientes na audiência usavam equipamentos de proteção individual, “nomeadamente, máscaras, que agora passaram a ser recomendadas para uso em espaços fechados”, refere o presidente do Conselho Regional de Lisboa em comunicado.

No entanto, João Massano não deixa de referir outros casos. “Existem tribunais onde são realizadas audiências em que alguns arguidos estão presentes e outros em teleconferência”. O mesmo acontece com os advogados, “alguns estão igualmente presentes e outros a assistir à sessão remotamente”.

Quanto à distâncias de segurança, “nem sempre são cumpridas, assim como o uso dos equipamentos de protecção individual recomendados”, refere. Situação que o presidente do Conselho Regional vai denunciar, considerando “inadmissível” e que “não pode manter-se”.

- PUB -

Desde que a crise pandémica chegou a Portugal, João Massano defende que “a justiça não pode parar”, tendo afirmado inclusive em entrevista a O SETUBALENSE, que os tribunais devem encontrar modos de se adaptarem ao funcionamento remoto, através de videoconferência, ou com sala devidamente adaptadas, referindo que “sem tribunais não há lei e sem lei não há democracia”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -