12 Agosto 2024, Segunda-feira

- PUB -
Setúbal mostra sinais de cansaço do isolamento em véspera de maior controlo

Setúbal mostra sinais de cansaço do isolamento em véspera de maior controlo

Setúbal mostra sinais de cansaço do isolamento em véspera de maior controlo

|||||||

Esta quarta-feira circulavam mais pessoas e carros, incluindo crianças

 

Um dia depois do discurso optimista do Presidente da República, as ruas da cidade sadina estiveram esta quarta-feira mais concorridas. Com duas semanas de confinamento, o cansaço da quarentena sem fim à vista começa a fazer efeito.

- PUB -

O repórter d’O SETUBALENSE constatou, a meio do dia, uma cidade com mais vida a pulsar nas ruas. Mais gente à entrada dos bancos, farmácias, pequeno e grande comércio. Foi notório também maior número de carros a circular. Neste olhar pela cidade, notámos ainda uma maior azáfama nos transportes públicos, que registaram maior afluência. Alguns autocarros circulavam com a lotação, que é permitida nesta altura, esgotada.

O SETUBALENSE constatou movimentação pedonal, com pessoas em pequenos grupos e crianças a brincar. Vimos também alguns ajuntamentos em bancos de jardim, muito jogging e treinos de BTT.

Nas últimas duas semanas, desde que foi decretado o estado de emergência, Setúbal tem tido momentos de parecer uma cidade fantasma, mas, ontem, foi notória a diferença.
Setúbal tem dado o exemplo. Os cidadãos, na sua grande maioria, anteciparam e adequaram os seus comportamentos cívicos antes das ordens superiores, até porque o município foi dos primeiros a declarar o estado de alerta.

- PUB -

Esta quarta-feira terá sido um dia atípico dentro desta nova realidade imposta pela pandemia.

GNR e PSP na rua a partir da meia-noite sobretudo à entrada das cidades

Com a operação conjunta “Páscoa em Casa”, que arranca às 00.00 desta quinta-feira e decorre até às 24:00 de 13 de Abril, vai ser mais difícil circular, sobretudo entre concelhos.

Cerca de 35 mil militares da GNR e agentes da PSP que têm estado a vigiar o cumprimento das normas do estado de emergência vão concentrar-se nas principais vias rodoviárias de acesso ao norte e ao sul do país, bem como terminais de transportes e entradas das principais cidades, acompanhando idosos e vítimas de violência doméstica.

- PUB -

Novas restrições de circulação impostas na renovação do estado de emergência estipulam que entre 09 e 13 de Abril as deslocações não poderão fazer-se para fora do concelho de residência, salvo situações autorizadas.

Por Luís Pestana

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -