O Centro Hospitalar do Barreiro Montijo (CHMB) dispõe dos equipamentos necessários, mas, a pensar na evolução da pandemia da covid-19, apelou hoje ao donativo de bens alimentares e material médico, como máscaras, respiradores ou fatos de protecção.
“Cientes da rápida evolução desta pandemia, provocada pela covid-19, e tendo em conta que o futuro é imprevisível, vem o CHBM informar que está a aceitar donativos de empresas e/ou particulares”, referiu a administração do hospital, num comunicado divulgado no seu ‘site’.
Segundo a nota, o hospital do Barreiro, no distrito de Setúbal, “dispõe actualmente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários à prestação dos cuidados”, contudo, para prevenir o futuro, está a apelar à doação de vários materiais médicos e “alimentos embalados em dose individual”.
No caso dos equipamentos, a unidade está a solicitar máscaras cirúrgicas, respiradores P2 e P3, luvas de nitrilo de punho alto, cogulas, cobre botas, álcool a 70 graus, solução alcoólica para antissepsia das mãos com teor de etanol a 70 graus e fatos de protecção integral.
Neste sentido, a administração indicou que as empresas e cidadãos interessados em fazer um donativo devem contactar primeiro por e-mail os serviços de aprovisionamento (aprov@chbm.min-saude.pt) e de nutrição (nutricao@chbm.min-saude.pt), apelando a que “não se desloquem de imediato ao hospital”.
Segundo os dados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), até hoje o concelho do Barreiro contabiliza 37 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, enquanto o distrito de Setúbal regista 282 casos positivos.
Lusa