IHRU avança segunda-feira com limpeza e demolição na Quinta da Parvoíce

IHRU avança segunda-feira com limpeza e demolição na Quinta da Parvoíce

IHRU avança segunda-feira com limpeza e demolição na Quinta da Parvoíce

Instituto invoca condições de salubridade e segurança para intervenção com “carácter urgente”. Segundo moradores, serão demolidas 14 casas onde vivem 40 pessoas, incluindo crianças

 

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) marcou para a próxima segunda-feira, dia 24, a limpeza e Demolição de parte da quinta da Parvoíce, em Setúbal, onde vivem dezenas de famílias em habitações clandestinas.

- PUB -

A informação consta de editais afixados nas casas visadas pelo instituto público e que O SETUBALENSE leu no local, na tarde deste sábado.

Intitulado ‘demolição e limpeza de terreno”, um dos editais informa os moradores que devem desocupar o espaço.

“Este terreno, propriedade do IHRU, por questões de salubridade e saúde pública, irá ser alvo de um procedimento de limpeza/demolição e de instalação de meios de restrição de acesso ao terreno, a partir de dia 24 de fevereiro”, lê-se num dos editais.

- PUB -

O outro documento, semelhante, acrescenta que o IHRU “detectou a exiestencia de material combustível e de situações de ocupação e ou de utilização não autorizada de uma área do referido terreno, pelo que irá limpá-lo e proceder à instalação de meios de restrição de acesso ao mesmo no dia 24 de fevereiro e remover quaisquer bens, produtos ou resíduos nele existentes”.

Este edital dá prazo, até esse mesmo dia, para que os “eventuais interessados” retirem os bens, ou, caso contrário, a manutenção dos bens no terreno será “entendida como uma declaração inequívoca de que aqueles não tem dono ou estão abandonados, tendo o IHRU o direito de lhes dar o destino mais apropriado”.

O SETUBALENSE esteve no local na tarde deste sábado e os moradores garantiram que estão identificadas para demolição 14 casas, onde vivem 40 pessoas, incluindo crianças, um jovem com deficiência e duas mulheres doentes oncológicas.

- PUB -

A parte do terreno objecto desta acção do IURU é a mais distante da estrada, onde a construção de novas casas é visível, com muitas ainda em tijolo. Mas os moradores garantem que todas estão habitadas e justificam a construção de novas habitações com a falta de alternativas.

Na parte mais antiga da Quinta da Parvoíce, junto à entrada principal, não haverá intervenção do IHRU por tratar-se de uma área que está sob tutela da Câmara Municipal de Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -