Mais de 40 profissões estão representadas ao longo de oito quilómetros de oficinas no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal até dia 14
Mais de 40 profissões estão representadas ao longo de oito quilómetros de oficinas no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal até dia 14 Até sexta-feira a cidade abre portas à 44ª edição do Campeonato Nacional das Profissões WorldSkills Portugal, cuja abertura oficial decorreu este domingo, no Cais 3 do Porto de Setúbal, com a presença do secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.
O evento de âmbito nacional, organizado pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, junta mais de quatro centenas de jovens, entre os 17 e os 25 anos, em representação de 44 profissões, numa competição que decorre em oito mil metros quadrados de oficinas, no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal. No decorrer desta semana são escolhidos os jovens que vão representar Portugal na competição europeia, marcada para Setembro, em Graz, na Áustria, e à qual se segue, em 2021, a competição mundial, em Xangai, na China.
Para António Valadas da Silva, presidente do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, este evento que se realiza de dois em dois anos constitui “um momento expressivo de demonstração da qualidade do ensino profissionalizante, cada vez mais escolhido pelos jovens, e que atesta o rigor, as práticas exigentes e os níveis de excelência que pautam esta vertente educativa”. Já a delegada regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Isabel Henriques, enaltece a importância do evento, no qual não basta dar o melhor.
“Têm de ser os melhores”, vincou, para depois acrescentar que “é com qualificação que se consegue mais produtividade e competitividade”. O secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, evidencia também “o prestígio internacional de Portugal” nesta competição, enaltecendo o facto de este ser “o único país que esteve sempre representado na fase mundial deste campeonato”.
Sobre este evento, o governante aponta o facto de ser “uma mostra da excelência portuguesa, tanto dos concorrentes como dos jurados, em várias áreas profissionais”, para depois acrescentar que esta é “uma experiência enriquecedora e inesquecível para todos os participantes”.
Uma região dedicada a futuros profissionais
Durante a cerimónia de apresentação da 44ª edição do Campeonato Nacional das Profissões WorldSkills Portugal, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, afirmou que, por estes dias a cidade está transformada na “capital das competências ao receber um campeonato no qual novos e futuros profissionais que competem para ver quem melhor faz”.
A autarca sublinhou ainda que este campeonato, “além de uma excelente oportunidade para mostrar as capacidades e habilidades de novos profissionais, é um momento de afirmação de Setúbal como grande cidade como polo de desenvolvimento de competências e capacidades com centros de saber e formação”.
Um esforço que, enalteceu, referindo a importância da formação profissional e deste evento em particular, para o desenvolvimento do concelho e da região.
“Queremos que muitos destes novos profissionais possam aqui exercer a sua atividade e assim enriquecer, com as suas competências, a economia da região”, afirmou, ao frisar que “são os trabalhadores, com formação qualificada, o maior fator de criação de riqueza e que tornam as regiões mais competitivas”, concluiu Dores Meira.