Governo destina 11,1 milhões de euros para ampliação do Hospital de Setúbal

Governo destina 11,1 milhões de euros para ampliação do Hospital de Setúbal

Governo destina 11,1 milhões de euros para ampliação do Hospital de Setúbal

Hospital S. Bernardo de Setúbal

Investimento está contemplado nas páginas 185 e 186 do relatório do Orçamento do Estado. Gabinete da Ministra da Saúde diz que o programa de investimentos para 2020 deve envolver um total de 41,8 milhões de euros do Orçamento do Estado, dos quais 11,1 milhões estão destinados à unidade de Setúbal

 

O Governo reitera que o projecto de construção de um novo edifício para o Serviço de Urgência do Hospital S. Bernardo, em Setúbal, é tido como prioritário e está referenciado no relatório do Orçamento do Estado 2020. A obra integra o Programa de Investimentos na Área da Saúde (PIAS), cuja implantação durante este ano deve ascender a 41,8 milhões de euros, dos quais 11,1 milhões estão destinados à referida ampliação da unidade hospitalar sadina.

- PUB -

Em nota enviada a O SETUBALENSE, o Gabinete da Ministra da Saúde sublinha que o projecto de construção do novo edifício para as urgências do Hospital S. Bernardo, do Centro Hospitalar de Setúbal, “foi autorizado através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 77/2019, de 2 de Maio, que aprovou o PIAS”.

O gabinete de Marta Temido esclarece que o investimento está contemplado no relatório do Orçamento do Estado deste ano e que é visto como prioritário. “Não obstante constar na referida Resolução de Conselho de Ministros, o Governo reitera o carácter prioritário deste investimento dando nota no relatório do Orçamento do Estado 2020 (páginas 185 e 186), que pretende dar continuidade a este programa de investimentos [PIAS], onde se inclui a construção de um novo edifício para o Serviço de Urgência do Hospital S. Bernardo.”

“É ainda referido que se estima que no ano 2020 a implementação do referido programa de investimentos [PIAS] envolva uma verba de cerca de 41,8 milhões de euros do Orçamento do Estado, dos quais 11,1 milhões para a realização deste investimento”, frisa o Gabinete da Ministra da Saúde na mesma nota, sobre a construção do novo edifício para as urgências da unidade hospitalar de Setúbal, empreitada que está orçada num montante total de 17 milhões e 163 mil euros, incluindo IVA.

- PUB -

Recorde-se que, em declarações recentes a O SETUBALENSE, o vereador da CDU responsável pelo pelouro da Saúde, Ricardo Oliveira, manifestou receio de que a obra de ampliação do Hospital S. Bernardo venha a cair no esquecimento do Governo. Ao mesmo tempo, o autarca anunciou que o município iria “voltar a contactar, em força”, o executivo de António Costa “para obter esclarecimentos sobre o processo”.

Ricardo Oliveira admitiu ter ficado de sobreaviso após as “últimas notícias sobre a ampliação do Hospital” lhe terem levantado “dúvidas e preocupação sobre a verba destinada à obra” que considera “fundamental para a renovação do espaço das urgências, ortopedia e pediatria” na unidade de Setúbal.

Para o comunista, o processo de ampliação, apesar de já estar com atraso, era dado como certo, mas na última semana levantaram-se nuvens negras sobre a obra prevista para avançar este ano e para estar terminada em 2021.

- PUB -

POR HUMBERTO LAMEIRAS
e MÁRIO RUI SOBRAL

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -