30 Junho 2024, Domingo

- PUB -
Chaminés da Central Termoeléctrica de Setúbal resistem a Fevereiro

Chaminés da Central Termoeléctrica de Setúbal resistem a Fevereiro

Chaminés da Central Termoeléctrica de Setúbal resistem a Fevereiro

A intenção não é a reabertura definitiva das centrais a carvão

Não será amanhã a explosão das duas chaminés da Central Termoeléctrica de Setúbal. Mas é dado como certo que vão mesmo abaixo, muito provavelmente em Março

A demolição das duas chaminés da Central Termoeléctrica de Setúbal, na zona da Freguesia do Sado, não vai avançar em Fevereiro como chegou a estar previsto. Inclusivamente, falou-se que seria amanhã, mas essa hipótese foi descartada pelo presidente da Junta de Freguesia, Manuel Véstias, em declarações a O SETUBALENSE.

Em meados deste mês, de Janeiro, o autarca avançava que estas chaminés com 200 metros de altura iriam abaixo na primeira quinzena do próximo mês, mas a precisão dos trabalhos para uma intervenção desta envergadura levou a uma janela de prevenção mais alargada, pelo que estas ‘torres’ só serão derrubadas, provavelmente, em Março.

- PUB -

Para já Manuel Véstias prefere não avançar com datas, mas mostra estar a par das operações de preparação no terreno, assim como do plano de segurança para o dia da demolição.

Nove anos depois de ter parado a produção na Central Termoeléctrica, quando chegar o dia das chaminés desaparecerem da paisagem de Setúbal, “vão ser encerradas vias e interditado um perímetro no Sado, onde não poderá haver embarcações”, deu a saber o autarca.

Quanto ao método de demolição será feita com explosivos, daí estarem a ser preparadas várias medidas de segurança. “Para além das poeiras com a derrocada das chaminés, poderão existir estilhaços”, comenta.

- PUB -

Depois do abate das duas chaminés, o solo será analisado e descontaminado no que for necessário, isto num trabalho que irá decorrer durante o ano.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -