A última vez que os setubalenses celebraram no seu estádio um êxito sobre os dragões nenhum dos atletas que compõem o actual plantel tinha ainda nascido! Moralizados pelos dois últimos triunfos, os comandados de Julio Velázquez acreditam que é desta que é quebrado o jejum
O Vitória FC procura no sábado, pela primeira vez em quase 37 anos anos, vencer o FC Porto no Estádio do Bonfim, em partida a contar para a 19.ª jornada da I Liga, cujo início está agendado para as 18 horas. Moralizados pelos dois êxitos consecutivos obtidos fora de casa (1-0 ao Beleneneses SAD e 3-0 ao Tondela), os comandados de Julio Velázquez prometem tudo fazer para pôr fim surpreender os dragões e porem fim à malapata.
Os elementos que compõem o plantel sadino dão pouca importância ao histórico de resultados entre os dois emblemas, mas o facto é que existem milhares de setubalenses que nunca assistiram a um êxito do Vitória, em Setúbal, sobre os portistas. Para encontrar um final feliz para os verdes e brancos é preciso recuar ao dia 6 de Março de 1983, dia em que a equipa então treinada por Manuel de Oliveira derrotou o FC Porto, por 3-1.
O registo é de tal forma invulgar que, para termos uma ideia, basta mencionar que aquando da última vitória dos verdes e brancos, o setubalense José Semedo, jogador mais velho do plantel, actualmente com 35 anos [nasceu a 11 de Janeiro de 1985], só nasceria quase dois anos depois desse último êxito. O próprio treinador Julio Velázquez, de 38 anos [nasceu a 5 de Outubro de 1981], tinha um ano e cinco meses de idade nesse dia 6 de Março de 1983.
No Estádio do Bonfim, Cerdeira, Da Silva e Nascimento foram os autores dos tentos sadinos. Rodolfo marcou para os portistas que tinham na altura José Maria Pedroto como líder técnico. Desde a temporada de 1982/83, o domínio do FC Porto é avassalador em Setúbal, razão pela qual a balança é desfavorável aos sadinos com 39 desaires, 16 empates e 16 triunfos em 71 duelos no escalão principal com o Vitória como anfitrião.
Numa altura em que só hoje um jogador fará a antevisão ao encontro de sábado e o treinador fá-lo-á na sexta-feira, o presidente Paulo Gomes já se pronunciou sobre o histórico recente negativo com os dragões. “Vai haver uma grande mobilização no sábado, conto com os adeptos do Vitória no estádio para tentarmos matar esse borrego que é não ganharmos há tantos anos. A cidade está mobilizada. Contem com um Vitória ambicioso para lutar com o FC Porto”.
Apesar da desvantagem sadina ser evidente no confronto directo com o oponente de sábado, tempos houve em que os vitorianos dominaram por completo os ‘dragões’. De 1968 a 1976, por exemplo, os setubalenses não somaram qualquer desaire com o adversário de sábado, antes pelo contrário. Cinco triunfos consecutivos, entre 1969 e 1973, e três empates atestam a qualidade e superioridade da equipa sadina sobre os portistas nesse período.
Como curiosidade, refira-se que foi na época de 1969/70 que os sadinos, treinados por José Maria Pedroto, obtiveram, em Novembro de 1969, o triunfo mais gordo de sempre no campeonato sobre o FC Porto: 5-0! Jacinto João (2), Figueiredo, Vagner e Guerreiro foram os marcadores de serviço, numa equipa em que pontificavam ainda Vital, Conceição, Alfredo, Herculano, Carriço, José Maria, Tomé e Arcanjo.
Capitão regressa ao meio-campo
Após cumprir um jogo de castigo em Tondela, o capitão Semedo volta a ser opção no meio-campo para o treinador Julio Velázquez no embate com o FC Porto. Já integrado, mas ainda de forma condicionada, esteve o avançado Berto no treino matinal de ontem. O atacante recupera da lesão contraída no jogo da Taça da Liga, de 21 de Dezembro, frente ao Benfica. Além de Berto, o também avançado Alex Freitas (lesionado) é a outra baixa no plantel.
Na sessão de ontem, o plantel realizou mais uma sessão de trabalho no Estádio do Bonfim com o objectivo de aprimorar a estratégia a utilizar no encontro com os dragões. Sempre com a bola bem presente, o técnico Julio Velázquez deu prioridade ao processo ofensivo e à qualidade em posse, bem como à organização defensiva nos vários momentos do jogo. Para hoje, 10:15 horas, está marcado mais um treino, novamente no Bonfim, à porta fechada.
Os sócios do Vitória podem já adquirir os bilhetes para o encontro pelo preço de cinco euros. Os não sócios terão de pagar 10 ou 15 euros pelos ingressos, dependendo se pretendem assistir à partida na bancada superior ou na bancada lateral, respectivamente.
Entretanto, o avançado italiano Antonuccci, de 20 anos, já se encontra em Setúbal, devendo a formalização da cedência do jogador da Roma, até ao final da época, ser anunciada nas próximas horas, depois de acertados os pormenores do negócio entre as partes envolvidas.