27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbal'Natal na Baixa' apresenta-se em alta no centro histórico de Setúbal

‘Natal na Baixa’ apresenta-se em alta no centro histórico de Setúbal

Pequenotes, sempre de olho vivo, vibraram com o Pai Natal, as incansáveis renas e os flocos de neve a pairarem pelo ar. E depois “atiraram-lhe” às orelhas com mil e um pedidos, até porque portaram-se todos bem este ano. O amigo da Lapónia está de volta já na sexta-feira

Chegou de trenó, puxado pelas indispensáveis renas e assinalou, debaixo de flocos de neve a condizerem com as suas longas e sobejamente conhecidas barbas, a abertura das comemorações natalícias na baixa de Setúbal na última sexta-feira.

- PUB -

Chegou à Praça de Bocage, com a característica indumentária de cor vermelha e “dobras” brancas, para percorrer as principais artérias do centro histórico da cidade, perante o desassossego – leia-se ansiedade – e emoção dos seus indefectíveis amigos, os mais pequenotes, sempre de olho vivo pois conhecem bem o significado da presença do afectuoso “velhote” das barbas brancas. A comprová-lo, em recepção calorosa por uma mol considerável de gente, foi a forma como o Pai Natal levou logo com a pequenada na chegada ao Largo da Misericórdia. Além da neve (artificial), o homem foi assolado por mil e um desejos dos “traquinas”, num ritual que também se registou no dia seguinte, sábado, e que ainda terá novos episódios.

Nos dias 8, 9, 16, 21, 22 e 23, sempre das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, acompanhado das animações infantis de O Mundo da Zingarela, o velho amigo da Lapónia volta a cumprir o ritual na baixa setubalense, para gáudio dos mais novos, que, assim, vão poder tornar a “buzinar” às orelhas da figura os presentes que pretendem receber, levando ao mesmo tempo na ponta da língua a resposta à já gasta pergunta habitualmente lançada pelo velhote – “Portei-me bem este ano, sim”, respondem sempre (ou quase sempre) os sabidões pequeninos, por entre sorrisos marotos, confiantes ou convictos.

Mercado de Natal

- PUB -

O programa “Natal na Baixa”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a União das Freguesias de Setúbal e comerciantes da Baixa, contempla ainda outras iniciativas.

O Mercado de Natal, instalado na Praça de Bocage, é uma delas e apresenta sugestões para a escolha dos presentes a oferecer na noite da consoada.

“Bancas com artesanato urbano e tradicional, artigos vintage e produtos regionais fazem parte do certame, que decorre todos os dias até 24 de Dezembro, das 10h00 às 19h00, e que à noite ganha maior beleza com as iluminações natalícias que enfeitam arruamentos da cidade”, lembra a autarquia.

- PUB -

No último sábado, a programação apresentou, no Largo da Misericórdia, o Natal dos Animais, um momento de canções natalícias pela ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, e a peça de teatro infantil do GATEM – Espelho Mágico “Era uma vez… que era uma vez”. Já no Largo da Ribeira Velha, a Sociedade Musical Capricho Setubalense deu a batuta da orquestra ao público e dinamizou a actividade “Seja Maestro por um Dia”. A colectividade, que recentemente completou 150 anos de vida, volta a protagonizar esta iniciativa no próximo dia 16, às 17h00.

Várias actividades

Já na próxima sexta-feira, 8, o Largo da Misericórdia vai acolher, pelas 11h00, o espectáculo de ilusionismo Truques & Risadas e, às 16h00, a animação musical Mãe Natal Cantora. No Largo da Ribeira Velha, às 17h00, realiza-se novamente a iniciativa Seja Maestro por um Dia, desta feita conduzida pelo Coral Infantil de Setúbal, grupo coral que repete a actividade no dia 23.

No dia 9, a Tuna Académica Setúbal Cidade Amada (TASCA) promove, a partir das 15h30, na Praça de Bocage, uma arruada de tunas. No Largo da Misericórdia, às 11h00, a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal apresenta um excerto do bailado Em Busca da Ilha do Natal, enquanto, às 12h00, o Teatro Animação de Setúbal (TAS) interpreta a peça Fábulas de Natal. Às 16h00, haverá Magias e Encantos, actuação e dança com Jump Dance Studio e Natacha Joaquim. No Largo da Ribeira Velha, às 17h00, a Sociedade Filarmónica Providência desafia o público a participar na iniciativa Seja Maestro por um Dia.

Para dia 16, às 11h00, no Largo da Misericórdia, está agendado O Segredo da Abelha, pelo Teatro Oficina Manel Bola (TOMA) e, às 16h00, o espectáculo de animação e ilusionismo O Palhaço Tereré e a sua assistente Anita.

Ainda neste mesmo dia, o tenor João Mendonza e o pianista João Romeiras dão um concerto de Natal, às 18h00, na Igreja de S. Julião.

A 21 e 22, sempre às 11h00 e às 16h00, no Largo da Misericórdia, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal apresenta a encenação A Noite de Natal do Palhaço João Surpresa.

O programa “Natal na Baixa” inclui, ainda, a 23, no Largo da Misericórdia, as peças de teatro Viagem ao Polo Norte, às 11h00, e Fábrica de Sonhos, às 16h00.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -