28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioRegionalALERTA | Direcção-Geral de Saúde recomenda vacina contra a gripe e hidratação...

ALERTA | Direcção-Geral de Saúde recomenda vacina contra a gripe e hidratação face às baixas temperaturas

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) recomendou hoje que as pessoas tomem a vacina contra a gripe e que mantenham o corpo quente e hidratado, já que as temperaturas deverão descer nos próximos dias.

- PUB -

Numa nota emitida neste domingo, a DGS recorda que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê tempo frio e seco para os próximos dias, esperando-se temperaturas mínimas negativas em alguns dos distritos do País.

Por isso, a entidade de saúde recomenda à população que se vacine contra a gripe e que se proteja do frio, mantendo o corpo quente, através do uso de luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente e utilizando várias camadas de roupa.

Também é recomendada a ingestão de líquidos e sopas para manter o corpo hidratado e, no exterior, é recomendado cuidado com situações de queda.

- PUB -

Nas casas, a recomendação é que estas se mantenham quentes, alertando a DGS para a necessidade de verificar “se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira”.

Nos casos de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, é preciso “ventilar as divisões da casa”, uma vez que “a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte”.

Para as pessoas que tenham algum problema de saúde, a DGS recomenda a toma dos medicamentos “conforme a indicação” do médico e recomenda que não se tomem antibióticos “sem indicação médica” e que não se vá de “imediato para a Urgência Hospitalar”, devendo antes recorrer à Linha Saúde 24 (808 24 24 24), ao 112 ou ao médico assistente.

- PUB -

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -