28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSinesSines baixa IMI e mantém 'regime especial' para zona industrial

Sines baixa IMI e mantém ‘regime especial’ para zona industrial

Proposta de 0,355% aprovada na Assembleia Municipal por unanimidade. Câmara estima deixar de embolsar cerca de um milhão de euros, tendo em conta a taxa máxima de 0,45% estabelecida por lei

A Câmara Municipal de Sines vai voltar a reduzir em 2018 a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos e manter um “regime especial” para a Zona Industrial Ligeira.

- PUB -

A proposta da Câmara de Sines (PS) de reduzir a taxa de IMI de 0,36%, este ano, para 0,355% (2018) foi aprovada por unanimidade na mais recente reunião da Assembleia Municipal.

Tendo em conta que o valor máximo estabelecido por lei para o IMI é de 0,45%, a autarquia estima poupar aos munícipes, com a aplicação de uma taxa de 0,355%, cerca de um milhão de euros.

Além da diminuição do IMI para prédios urbanos, o município aplica também uma redução do valor a pagar por famílias com dependentes, no valor de 20 euros, 30 euros ou 70 euros, respectivamente, para agregados familiares com um, dois e três ou mais dependentes.

- PUB -

Na Zona Industrial Ligeira 2, o município volta a ter um “regime especial”, que aplica uma “minoração das taxas em 20% para prédios comerciais, industriais ou para serviços” e uma “majoração de 20% para prédios urbanos que se encontrem devolutos”.

Também aos prédios urbanos degradados no concelho vai ser aplicada, em 2018, uma majoração da taxa de IMI em 20%, “quando o estado de conservação não permita cumprir satisfatoriamente a sua função ou faça perigar a segurança de pessoas e bens”.

Para os prédios urbanos (casas para habitação e terrenos para construção) os municípios têm liberdade para fixar a taxa de IMI entre 0,3% e 0,45%, enquanto no caso dos prédios rústicos (terrenos com fins agrícolas) a taxa aplicável é de 0,8%.

- PUB -

A participação variável no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), que tem uma taxa máxima prevista na lei de 5%, mantém-se no concelho de Sines com o mesmo valor percentual de 2017, uma taxa de 4,5%.

Pelas contas da autarquia, a diferença entre a taxa máxima e a taxa fixada para 2018, representa “84 mil euros devolvidos” à população de Sines.

O município vai manter também em 2018 a Taxa Municipal de Direitos de Passagem, fixada em 0,25%, e, no caso da derrama, continuam isentos os sujeitos passivos com um volume de negócios inferior a 150 mil euros no ano anterior.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -