A época 2019 / 2020 arranca já este fim-de-semana com a Taça da Liga e as competições da FPF também estão por aí a bater à porta. Por isso, talvez esta seja a altura ideal para fazermos o ponto da situação em relação aos resultados obtidos a nível nacional pelos árbitros da AF Setúbal.
O único árbitro na Categoria C1 referente às Ligas Profissionais, André Narciso, classificou-se em 9.º lugar, entre os 20 melhores do país, naquela que foi a sua época de estreia. Esta foi uma época de afirmação para o jovem do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, que vai continuar entre os melhores.
No que diz respeito aos árbitros assistentes o melhor foi Rui Cidade que terminou a época passada na 5.ª posição, seguido de Rui Teixeira em 9.º lugar, Paulo Ramos em 13.º, António Godinho em 22.º e Venâncio Tomé em 37.º lugar, classificações que permitiram a continuidade de todos no principal escalão. Na 2.ª Liga apenas estava o árbitro assistente João Jacob que se classificou no 20.º e último lugar, sendo despromovido.
Na Categoria C2 dos árbitros, referente ao Campeonato Portugal, o melhor foi Dinis Gorjão em 8.º lugar e que somado ao facto da prestação positiva no Estágio de Elite para Árbitros conseguiu ser promovido à 2.ª Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na próxima época. De destacar também o 13.º lugar de Luís Reforço e as posições alcançadas por Paulo Barradas (42.º lugar), João Bernardo (55.º) e David Salvador (62.º), que garantiram a manutenção.
No Estágio de Árbitros C3 Avançado, para os árbitros que tentam a promoção aos nacionais, João Marques conseguiu a 7.ª posição e conseguiu subir a C2, enquanto Sérgio Jesus e Pedro Afonso se mantiveram no mesmo escalão.
No Quadro feminino a melhor árbitra foi a internacional Sílvia Domingos que se classificou em 12.º lugar, seguida de Tatiana Martins em 14.º lugar, mantendo-se assim no patamar cimeiro. Já a mesma sorte não teve Sophia Rosa (16.º) que foi despromovida à 2.ª categoria onde vão estar também Isabel Ribeiro e Ana Paiva, este ano promovida. De registar também a entrada de Filipa Martins para o Quadro de Árbitras Assistentes.