Durante os trabalhos de reparação o acesso ao porto de Sesimbra será efetuado através de uma única faixa de rodagem
O presidente da Câmara de Sesimbra anunciou hoje que a reparação dos acessos à zona portuária, danificados devido ao mau tempo, vão avançar de imediato, na sequência de uma avaliação da empresa Infraestruturas de Portugal (IP).
“Na avaliação verificou-se que o terreno está mais estável. Não sabemos ainda se vai demorar dois, três ou quatro dias, mas o compromisso [da IP] é ser o mais rapidamente possível”, afirmou Francisco Jesus numa comunicação aos munícipes sesimbrenses através da rede social Facebook.
Segundo Francisco Jesus, durante os trabalhos de reparação, com início previsto para hoje, quarta-feira, o acesso ao porto de Sesimbra será efetuado através de uma única faixa de rodagem.
A comunicação do autarca foi feita após a reunião do Conselho Municipal das Pescas, realizada na terça-feira, em que participaram representantes das secretarias de Estado das Pescas e das Infraestruturas, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e da Docapesca.
O presidente da câmara salientou que foi também “transmitida à Secretaria de Estado das Infraestruturas a necessidade de, também de uma forma urgente, se projetar aquilo que será uma saída nascente do porto de Sesimbra, evitando que esta situação se possa repetir”.
O corte do troço da Estrada Nacional (EN) 378 de acesso ao porto de Sesimbra, no distrito de Setúbal, impedia o descarregamento de pescado e o abastecimento de combustível, com impacto direto na atividade económica da zona portuária, o que levou a autarquia a apelar a uma intervenção rápida para regularizar a situação.
Segundo Francisco Jesus, na reunião do Conselho Municipal das Pescas também houve “abertura das secretarias de Estado das Pescas e das Infraestruturas para medidas de compensação que possam beneficiar os pescadores”.
O autarca salientou ainda que a administração dos portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) vai “isentar o pagamento de rendas e concessões do domínio público marítimo”, a par de outras medidas que estão a ser analisadas.
A estrada de acesso ao porto de Sesimbra foi cortada no passado dia 02 de fevereiro devido a um deslizamento de terras provocado pelo mau tempo, colocando em risco a segurança de automobilistas e peões.
O acesso ao Porto de Abrigo ficou interdito a veículos com mais de 3,5 toneladas por razões de segurança, situação que deverá ser revista a partir de hoje, com a possibilidade de circulação de veículos pesados numa das faixas daquele troço da EN 378.