‘Eucalipto: História, Território e Conhecimento’ procura esclarecer a opinião pública sobre o papel desta floresta em Portugal e responder a alguns mitos como a sua relação com o solo e a água

A The Navigator Company, empresa de papel e pasta de papel que tem na Mitrena, em Setúbal, uma das suas principais fábricas, lançou esta segunda-feira um livro sobre o papel do eucalipto em Portugal.
‘Eucalipto: História, Território e Conhecimento’, que tem como autores Helena Pereira, Francisco Gomes da Silva, Teresa Soares David e Maria José Roxo, foi apresentado no Edifício Francisco Pinto Balsemão, em Paço d’Arcos, oeiras, perante uma plateia lotada.
O livro foi desenvolvido com base no conhecimento científico e técnico reunido pelo Fórum do Eucalipto, que recolheu contributos de cerca de 400 especialistas e protagonistas do setor florestal.
Com prefácio do físico Carlos Fiolhais, professor emérito de Física da Universidade de Coimbra, esta publicação conta a história da introdução do eucalipto em Portugal e procura analisar aspectos como a importância desta cultura para a economia nacional, a interacção desta espécie com o solo e a água, ou a sua relação com a biodiversidade e os incêndios.

Tanto o livro como a intervenção do CEO da Navigator, António Redondo, destacam a importância do eucalipto para um desenvolvimento sustentável da economia assente na floresta e procuram contrariar a ideia negativa que esta árvore inspira ainda na opinião pública.
A apresentação de ‘Eucalipto: História, Território e Conhecimento’ contou com um debate entre Francisco José Viegas e Carlos Fiolhais, moderado por Pedro Boucherie Mendes.