Em 2025 foram conseguidos 5.236,41 euros, mais 1.471,17 euros do que no ano passado. A população aderiu aos seus soldados da paz
A II edição da campanha “Ardina por um dia”, promovida pelo jornal O SETUBALENSE, entre 15 de dezembro e 20 de dezembro, de 2025, angariou verbas para apoiar sete corporações de bombeiros voluntários da Península de Setúbal, e conseguiu um montante mais elevado que em 2024. No total, foram 5.236,41 euros, mais 1.471,17 euros.
Na passada sexta-feira, foi entregue a verba angariada para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, no valor de 1.207,92 euros, mais 198,05 euros que na primeira edição.
Na entrega formal deste montante, estiveram presentes Tiago Duarte, bombeiro de 2.ª, Nuno Jorge, adjunto de Comando, Bruno Canaria, bombeiro de 2.ª, Fátima Silva, bombeira de 3.ª, Ivan Costa, bombeiro 3.ª, Sérgio Varela, presidente da direção, Francisco Alves Rito, diretor de O SETUBALENSE, Ana Oliveira, de O SETUBALENSE, Nélio Condeço, comandante, Sílvia Silva, bombeira de 3.ª, e António Oliveira, sub-chefe.
Para Nélio Condeço, iniciativas como a de “Ardina por um dia” não só contribuem financeiramente para a corporação, mas também permitem divulgar as atividades da associação e reforçar a ligação com a comunidade local, promovendo uma relação próxima e de confiança entre bombeiros e população.
“Esta é uma excelente iniciativa que enaltece todos os que participam na mesma bem como às entidades beneficiadoras do evento, sendo que no nosso caso permite uma maior e melhor divulgação das nossas atividades e serviços junto da comunidade que servimos”, avalia Nélio Condeço.
Sérgio Varela, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, diz que campanhas como a “Ardina por um Dia”, constituem um de apoio comunitário que ajudam a garantir a capacidade de resposta da corporação de bombeiros à população setubalense.
Sobre o valor entregue à corporação em 2024, somada a outras iniciativas da instituição ao longo do ano, “permitiu adquirir uma viatura de combate a incêndios ligeira”.
E acrescenta: “Numa casa onde se trabalha para suprimir as necessidades e não a satisfação de desejos, a atividade para além do apoio financeiro resultante da mesma, constitui mais um importante marco na ligação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal e do seu corpo de bombeiros com a comunidade local, e com O SETUBALENSE, jornal que diariamente contribui para o reforço da comunicação em Setúbal e sobre Setúbal”.
“Este ano procuramos reforçar a capacidade de abastecimento de água em teatros de operação, bem como na aquisição de equipamentos de proteção individual por força da nova legislação sobre o tema, pelo que esta nova iniciativa será novamente um importante contributo para ambas”, afirma Sérgio Varela.
Esta semana, a montante conseguido a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, que fez parte pela primeira vez desta campanha, será formalmente entregue no valor de 320,51 euros.
Entretanto, foram entregues aos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo 601,95 euros, mais 88,45 euros que no ano passado. No Barreiro, as equipas de “Ardina por um dia”, conseguiram um total de 666,75 euros, mais 320,34 euros que na última edição. Montante que foi entregue ao corpo de bombeiros do Sul e Sueste, do Barreiro.
No concelho da Moita, foi apurado o montante de 870,80 euros, mais 243,57 euros que na iniciativa do ano anterior, valor este que reverte a favor dos Bombeiros Voluntários da Moita.
No Montijo, em que a corporação beneficiária foi a dos Bombeiros Voluntários do Montijo, foram angariados 555,97 euros, tendo sido apenas neste concelho onde o valor diminuiu. Já na vila de Alcochete, em que a receita foi de 1.012,51, mais 399,76 euros que em 2024, os beneficiários foram os Bombeiros Voluntários de Alcochete.