A partir de 5 de janeiro o Fórum Municipal Luísa Todi recebe ‘Polícias e Ladrões – O Cinema à Lei da Bala’, que se prolonga até agosto
O Fórum Municipal Luísa Todi recebe a partir de 5 de janeiro um novo ciclo cinematográfico dedicado à relação entre crime e lei ao longo da história do cinema. Intitulado ‘Polícias e Ladrões – O Cinema à Lei da Bala’, o programa é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com curadoria de Frederico Corado, e prolonga-se até agosto, exibindo 30 filmes sempre às segundas-feiras, às 21h00, com entrada gratuita.
A primeira sessão, a 5 de janeiro, apresenta White Heat (Fúria Sanguinária), de Raoul Walsh, clássico do cinema americano centrado num criminoso implacável interpretado por James Cagney. O protagonista “lidera uma quadrilha, mantém uma ligação obsessiva com a mãe e enfrenta traições, prisão e perseguições policiais enquanto planeia novos crimes”.
A programação continua a 12 de janeiro com The Big Sleep (À Beira do Abismo), de Howard Hawks, adaptação de um romance de Raymond Chandler, em que Humphrey Bogart interpreta o detetive Philip Marlowe, contratado para investigar uma chantagem que se revela numa teia de segredos, mentiras e múltiplos homicídios.
No dia 19 de janeiro é exibido To Catch a Thief (Ladrão de Casaca), de Alfred Hitchcock, sobre um ex-ladrão de joias que tenta limpar o nome ao perseguir o imitador responsável pelos novos roubos.
A 26 de janeiro, Touch of Evil (A Sede do Mal), de Orson Welles, marca presença como um marco do cinema negro, retratando a corrupção, a violência e a manipulação policial na fronteira EUA-México.
Em fevereiro, a programação abre a 2 com Oliver Twist (As Aventuras de Oliver Twist), de David Lean, que analisa o crime a partir da infância e da marginalidade social. A 9 de fevereiro é a vez de Tirez sur le pianiste (Disparem Sobre o Pianista), de François Truffaut, filme que cruza policial e melodrama, marcado pela ironia e melancolia. O ciclo encerra janeiro e fevereiro a 23 de fevereiro com The Ladykillers (O Quinteto Era de Cordas), de Alexander Mackendrick, comédia negra britânica sobre um assalto condenado ao fracasso.
Numa nota de Imprensa da Câmara de Setúbal enviada à redação d’O SETUBALENSE é explicado que até agosto, o ciclo continuará a revisitar diferentes épocas, estilos e geografias, mostrando como polícias e ladrões se tornaram figuras centrais do cinema, explorando contradições humanas, fragilidades da lei e o fascínio pela transgressão.