Espetáculo assinala o primeiro momento da parceria cultural entre a Embaixada de Espanha e o Convento dos Capuchos
O auditório do Convento dos Capuchos recebe esta sexta-feira, às 21h00, o recital de piano do instrumentista e compositor espanhol Luis Agius, “Espanha dentro de um piano: uma viagem musical em torno de Espanha, do século XVIII até ao século XXI”. Trata-se de um espetáculo de 90 minutos e entrada livre, que assinala o primeiro momento da parceria cultural entre a Embaixada de Espanha e o Convento dos Capuchos.
Segundo a sinopse deste recital, este é uma homenagem à Cultura e à Música espanhola onde Luis Agius escolheu diversos e significativos lugares da geografia espanhola e, paralelamente, diferentes peças para piano de compositores espanhóis como Padre Soler, Albéniz, Granados e Falla, e de outros músicos que tiveram especial ligação com Espanha, caso e Alessandro e Domenico Scarlatti, Chopin, Debussy e Ravel.
Para este espetáculo Luis Agius compôs outras peças relativas a lugares sobre os quais não existia nenhuma obra pianística expressamente evocadora ou neles inspirada, como Toledo, Finisterra, Grutas de Altamira, Parque Güell de Barcelona, Timanfaya e o Moncayo.
“Em jeito de viagem musical, com o piano como eficaz veículo, o ouvinte pode acompanhar um percurso histórico-geográfico e musical pela Espanha, distante de lugares-comuns e abarcando um período do século XVIII até ao século XXI”, refere a sinopse.
O recital está estruturado, respeitando critérios estéticos e musicais, em blocos de três ou quatro peças para piano, com cerca de 20 minutos de duração cada, denominados “Viagens”.
Este recital “ESPANHA DENTRO DE UM PIANO” foi estreado, com grande êxito, por Luis Agius, na Casa de Granada, em Madrid, a 20 de julho de 2018, e tem a duração aproximada de 90 minutos.
Foi ainda apresentado por Luis Agius fora de Espanha, em La Valeta (Malta), a 2 de dezembro de 2020, bem como em 2022 em Leeds (Universidade de Leeds, Reino Unido) e Belgrado (Fortaleza, Festival Art Link), em Manchester (2024), e em numerosas cidades e festivais espanhóis como Madrid, Santander, Festival Alpeclassics de Madrid, Ciudad Real, Arrecife (Lanzarote), Huesca, Sagunto, Las Rozas de Madrid, Benidorm, etc., perfazendo mais de 40 recitais desde a sua estreia.
“O recital que vos proponho e que tenho vindo a apresentar desde 2018 a diversos públicos, dentro e fora das nossas fronteiras, pretende oferecer-vos uma panorâmica do nosso país, sob a forma de impressões, evocações e estampas, sempre ligadas a vivências interiores que me motivaram e inspiraram, seja para compor uma peça específica para piano, dedicada a uma cidade, lugar, ou em homenagem a um grande artista ou personagem histórico vinculado a essa cidade ou região de Espanha”, sublinha Luis Agius.