Exposição mostra apanha da ostra no rio Sado

Exposição mostra apanha da ostra no rio Sado

Exposição mostra apanha da ostra no rio Sado

Mostra está aberta para visitas do público em geral, de forma gratuita, de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 17 horas

“Rostos da nossa gente na apanha de ostra” é o nome da exposição de mais de meia centena de fotos de Joaquim Baptista, fotógrafo que dedicou grande parte do trabalho ao quotidiano setubalense, e que retratam a indústria da ostra no Sado.

- PUB -

Patente no átrio da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal até 12 de dezembro a mostra conta com imagens que “percorrem as várias etapas da apanha, preparação e expedição da ostra, revelando, em primeiro plano, os rostos de mulheres, homens e crianças que fizeram desta atividade o seu sustento e ajudaram a construir uma identidade profundamente ligada ao rio e ao mar”, como explica a informação enviada a O SETUBALENSE.

Nesta vão poder ver-se embarcações, viveiros e paisagens ribeirinhas num “retrato vivo” num setor que marcou a economia desta região durante grande parte do século XX. As imagens em exposição, além de integradas na Coleção Baptista, fazem parte do espólio documental do fotógrafo, composto por milhares de fotografias em diversos suportes, depositado pelos herdeiros de Joaquim Baptista no Arquivo Municipal de Setúbal.

A exposição, que já esteve no Centro Comercial Alegro Setúbal e na Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, chega agora à instituição de ensino superior politécnico com entradas gratuitas, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 17 horas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não