António Filipe escolhe historiador Diogo Ferreira como mandatário distrital em Setúbal

António Filipe escolhe historiador Diogo Ferreira como mandatário distrital em Setúbal

António Filipe escolhe historiador Diogo Ferreira como mandatário distrital em Setúbal

Candidato presidencial nomeia jovem com longa ligação académica e profissional ao estudo do concelho setubalense

O historiador setubalense Diogo Ferreira foi anunciado como mandatário distrital de Setúbal da candidatura de António Filipe às eleições presidenciais, que conta com o apoio do PCP. Nascido em 1991, Diogo Filipe dos Santos Ferreira é licenciado em História e mestre e doutor em História Contemporânea, apresentando uma longa ligação académica e profissional ao estudo do concelho onde nasceu. O anúncio desta escolha foi feito nesta quarta-feira pelo gabinete de Imprensa regional da candidatura.

- PUB -

A sua dissertação de mestrado, “Setúbal e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918)”, e a tese de doutoramento, “Setúbal entre a República do pós-guerra e a Ditadura Militar”, reforçam essa relação, que é também visível na extensa produção que tem dedicado à história local. Autor de 15 livros e múltiplos artigos, tem igualmente proferido dezenas de conferências e colaborado em diversos projetos de investigação, entre os quais o “Memória para Todos”, com destaque para o trabalho de resgate da memória dos presos políticos de Setúbal. A sua obra mais recente é “História da Freguesia do Sado”.

Diogo Ferreira é investigador integrado do centro História, Territórios e Comunidades (NOVA FCSH) e do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta, da Universidade de Coimbra. Exerce ainda funções como técnico superior na Câmara Municipal de Setúbal, no Gabinete de Promoção e Divulgação do Património Histórico e Cultural.

Na área cívica e associativa, foi dirigente da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e eleito independente para a Assembleia de Freguesia de São Sebastião em 2021 e 2025. Em 2023, foi distinguido como Figura do Ano na Gala Golfinhos d’Ouro, promovida pelo jornal O SETUBALENSE.

- PUB -

Na declaração de candidatura de António Filipe, é explicado que a mesma se identifica “sem reservas” com os valores de Abril consagrados na Constituição, sendo uma candidatura “capaz de unir os democratas que não se conformam com o facto de a direita controlar todos os órgãos de soberania”. Apresenta-se também como “capaz de unir os portugueses na luta por uma alternativa” ao estado atual do País e de “resgatar a esperança e abrir horizontes de futuro”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não