Aprender a criar uma história convincente e estruturada para uma curta-metragem, de ficção ou documental, entendendo os processos de pré-produção
Estão abertas as candidaturas, até 4 de janeiro, para o Loop Gate Fest 2026, edição dedicada ao cinema. Nesta formação com a diretora de casting, realizadora e atriz Ana Cunha, os jovens dos 16 aos 35 anos, em alguns casos a partir dos 12 anos, residentes no concelho de Sesimbra, vão poder desenvolver habilidades práticas em produção cinematográfica, aprender a criar uma história convincente e estruturada para uma curta-metragem, de ficção ou documental, entendendo os processos de pré-produção, produção e pós-produção através do trabalho em equipa, culminando num projeto cinematográfico final a 10 de abril.
O cinema assume-se assim como uma ferramenta de inclusão ao permitir que jovens com diferentes perfis, capacidades e interesses possam participar, seja na escrita, realização, fotografia, som, interpretação ou edição, sendo que, o trabalho em equipa reforça competências socio-emocionais como escuta ativa, tomada de decisão partilhada, sensibilidade intercultural e respeito pela diversidade.
Implementado anualmente pela Câmara de Sesimbra, o Loop Gate Fest é um projeto de formação artística que promove o contacto dos jovens com várias disciplinas artísticas, sendo que, a cada edição, uma nova área artística será escolhida e dará corpo ao projeto e espetáculo final.
“O objetivo é criar um espaço onde cada um se possa expressar artística e livremente, sem pressão de nenhum tipo, apenas pelo prazer de explorar e encontrar o seu contributo numa área com muitas opções, culminando uma apresentação final resultante do trabalho desenvolvido pelos participantes ao longo das sessões, que decorrem entre janeiro e abril”, refere a autarquia.
Ana Cunha é uma atriz portuguesa nascida em Lisboa em 1981. Formou-se em Cinema e Audiovisual na Universidade Moderna e estudou teatro e interpretação em Paris, onde começou a trabalhar como atriz em curtas-metragens. De volta a Portugal em 2008, participou em várias telenovelas, séries e recentemente trabalhou em filmes com realizadores como Artur Serra Araújo, Luís Filipe Rocha e Duarte Neves.
Ana Cunha também trabalha como diretora de casting em cinema, séries e publicidade e realizou um telefilme em 2021 para o projeto Contado por Mulheres, produzido pela Ukbar Filmes. Em simultâneo, desenvolve um trabalho fotográfico conceptual, já tendo realizado duas exposições e está a preparar a terceira.