Filarmónica Providência comemora 145 anos com elogios da vice-presidente da autarquia

Filarmónica Providência comemora 145 anos com elogios da vice-presidente da autarquia

Filarmónica Providência comemora 145 anos com elogios da vice-presidente da autarquia

Maria do Carmo Tiago esteve presente na cerimónia solene comemorativa de mais um aniversário e destacou a história da coletividade

A Sociedade Filarmónica Providência comemorou, este fim de semana, o seu 145.º aniversário numa cerimónia solene comemorativa com um concerto e dizeres de poemas. A vice-presidente do município esteve presente na ocasião.

- PUB -

Maria do Carmo Tiago disse que a coletividade, presidida por Jorge de Sousa, tem “145 anos ao serviço da cultura, com especial destaque para a música”, prestando “um serviço insubstituível em prol do bem-estar e da qualidade de vida da população, em particular dos azeitonenses, e na promoção do respetivo acesso à cultura e participação cívica”, lê-se em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.

Fundada a 26 de novembro de 1880 a coletividade de Vila Fresca de Azeitão, considera a autarca, “conseguiu o raro feito de viver em três séculos diferentes” e é “uma das poucas coletividades centenárias” do concelho que conta com uma história “feita de dinamismo e perseverança que se confunde com a história de Vila Fresca de Azeitão, a localidade que a viu nascer, e com a história do próprio concelho de Setúbal”.

A vice-presidente considerou ainda que “a Sociedade Filarmónica Providência tem sido um verdadeiro esteio cultural na freguesia de Azeitão, possuindo uma história riquíssima que ajudou a moldar a identidade da região” e recordou o projeto desenvolvido por esta que é uma das três coletividades do concelho que “remonta ao início do século XX”.

- PUB -

Presente no evento esteve também o presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Tiago Cardoso. A programação do aniversário incluiu um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Providência, dirigido pelo maestro Duarte Zacarias, com poema recitado pelo músico Adérito Gouveia, além da cerimónia do hastear da bandeira.

“Por reconhecer a importância do movimento associativo popular, o executivo municipal eleito em 12 de outubro tem como objetivo valorizar o papel das associações e coletividades, fortalecendo a sua autonomia e garantindo meios para a sua atividade”, continuou ainda Maria do Carmo Tiago que deu os parabéns à coletividade “por estar ao serviço dos azeitonenses há quase século e meio, sempre com a música a nortear a sua atividade”.

Distinguida em 2011 pela câmara municipal com a Medalha da Cidade, na classe Associativismo e Sindicalismo, a Sociedade Filarmónica Providência é a organização, em parceria com a paróquia de São Simão, da Festa de Nossa Senhora da Saúde, “um evento com mais de 300 anos de existência, portanto anterior até à própria instituição, que celebra a fé e as tradições” e é “um ex-líbris de Vila Fresca”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não