Autarca atribui pelouros e designa Filipe Pacheco como vice-presidente

Autarca atribui pelouros e designa Filipe Pacheco como vice-presidente

Autarca atribui pelouros e designa Filipe Pacheco como vice-presidente

|

No mandato anterior, o PSD chegou a ter um vereador com pelouro, que lhe foi retirado no início deste ano

A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, designou Filipe Pacheco como vice-presidente da autarquia e distribuiu os pelouros para a governação do município, que decorrerá neste mandato sob um acordo com a CDU.

- PUB -

Para o mandato 2025-2029 no concelho, o PS conseguiu, sem maioria absoluta, quatro eleitos (Inês de Medeiros, Filipe Pacheco, Francisca Parreira e Ivan Gonçalves) e a CDU (coligação PCP/PEV) assegurou três vereadores (Luís Palma, Helena Azinheira e António Matos). Há ainda dois vereadores do PSD e dois do Chega.

Num comunicado hoje divulgado são tornados públicos os respetivos pelouros do PS e da CDU.

Filipe Pacheco (PS) será vice-presidente e ficará com as áreas do Bem-estar animal e Segurança alimentar, Manutenção de equipamentos e frota, educação, desporto e juventude e habitação.

- PUB -

Já a presidente da autarquia, Inês de Medeiros, tem a seu cargo a Administração geral, Candidaturas a programas de financiamento, a Autoridade veterinária, a Auditoria e controlo interno, os Assuntos jurídicos e de fiscalização municipal, as Infraestruturas e obras municipais, os Espaços verdes, o Planeamento urbanístico e a administração urbanística, a Intervenção ambiental, clima e sustentabilidade e a Cultura.

Ao vereador Ivan Gonçalves (PS) foram atribuídos os pelouros de Finanças, Sistemas de informação, Inovação e territórios inteligentes, Comunicação, Economia e desenvolvimento local e Turismo, e a vereadora Francisca Parreira (PS) ficou com os de Proteção civil e segurança, Atendimento ao munícipe, Recursos humanos, Património e compras, Mercados e metrologia, e Polícia Municipal.

Entre os autarcas eleitos pela CDU, Luís Palma ficará responsável pela intervenção na Saúde, António Matos assume o pelouro da Intervenção social e a Helena Azinheira (CDU) foi atribuída as áreas da Higiene urbana e Frota. 

- PUB -

Esta é a terceira vez consecutiva – a última permitida por lei – que Inês de Medeiros lidera o executivo de Almada. Em outubro, a socialista obteve 29,10% dos votos e a lista da CDU 206%

No mandato anterior, o PSD chegou a ter um vereador com pelouro, que lhe foi retirado no início deste ano, depois de, em sede de Assembleia Municipal, os sociais-democratas terem chumbado o orçamento camarário.

Em declarações à agência Lusa, a concelhia de Almada do PSD explicou que logo a seguir às eleições de 12 de outubro os sociais-democratas foram contactados pela presidente eleita, mas decidiram recusar.

O entendimento entre PS e CDU pressupõe que seja feita uma auditoria financeira externa e independente ao universo municipal, abrangendo a autarquia, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) e a empresa municipal WeMob, a concretizar com a maior brevidade possível.

A auditoria, segundo a CDU, constituirá um instrumento de transparência e rigor na gestão pública, devendo o seu processo ser acompanhado por representantes de ambas as forças políticas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não