Plataforma ODS Local destacou a iniciativa municipal de voluntariado por estar a contribuir para os objetivos da ONU
O projeto Consciente(mente), no qual a câmara municipal desenvolve nas cinco freguesias do concelho atividades focadas na Educação Ambiental e Sustentabilidade, foi distinguido como boa prática de sustentabilidade pela Plataforma ODS Local.
A iniciativa que já realizou cinco edições foi destacada pelo “conjunto de boas práticas de sustentabilidade que está a desenvolver” e o contributo que tem dado “para a concretização dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas”, como explica o comunicado enviado à redação d’O SETUBALENSE.
A distinção foi atribuída na semana passada na Conferência ODSlocal’25, com o tema “Horizontes de Inovação, Alcançar os Objetivos”, realizada no Pavilhão Municipal João Francisco Ribeiro Corrêa, no Cadaval, em Lisboa.
Este que é um projeto de voluntariado que junta as autarquias e o movimento associativo, sempre com uma componente intergeracional, está inserido no Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
Esta entidade já tinha distinguido o Consciente(mente), em 2023 e 2024, com o primeiro lugar do Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado Jovem atribuído pelo IPDJ, dado o envolvimento em querer um território mais sustentável e com melhor qualidade de vida.
“Setúbal está ativamente envolvido nesta missão, pelo que a adesão à Plataforma ODS Local permitiu ter acesso a um portal online dinâmico, o qual permite a monitorização dos contributos e progressos em relação aos ODS, bem como mapear as boas práticas desenvolvidas em articulação com a sociedade civil e as entidades do concelho”, lê-se ainda.
Por esta razão o município marcou presença com uma comitiva numa sessão exclusiva de partilha entre municípios ODSlocal.