Auditório da Casa da Cidadania Cabós Gonçalves recebeu o encontro que contou com intervenções de vários especialistas
A S.Energia – Agência Regional de Energia que abrange os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete promoveu, na passada quinta-feira, o “Encontro com Energia: Desafios e Ações da Transição Energética” no auditório da Casa da Cidadania Cabós Gonçalves, com o setor energético como principal tema em destaque.
A sessão de abertura, de um evento que contou com cerca de 70 participantes, ficou a cargo do presidente do Conselho de Administração da S.Energia, Rui Pedro Pereira, que indicou como objetivo do encontro a partilha de informação e reflexão conjunta para o reforço da consciência energética, ambiental e social.
Em seguida foi tempo de Gorete Soares, da ADENE – Agência para a Energia, que apresentar o “Barómetro ECO.AP 2030 – Ferramenta de Apoio à Sustentabilidade”, momento que culminou com a apresentação do Balcão S.ENERGIA + Próximo “uma rede de quatro balcões distribuídos pelos municípios associados, onde os cidadãos podem obter informação e apoio personalizado na adoção de medidas de poupança energética, com impacto direto na fatura e no conforto das habitações”, como explica a nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.
Tiago Alves, da S317 Consulting, apresentou o Projeto RAISE-PT – “Mesas Redondas para Ação e Investimento em Energia Sustentável em Portugal”, cofinanciado pelo Programa LIFE da União Europeia, e encerrou o primeiro painel.
Marina Reis, da Riberalves, Humberto Candeias, da Associação NOS, Patrícia Alexandra Caeiro, do CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor do Barreiro, Luís Araújo, diretor do Departamento de Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos da Câmara Municipal do Barreiro, e Sérgio Marques, da Associação de Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita, participaram numa mesa-redonda moderada por Fernanda Santos, da DECO, onde se discutiram várias questões ligadas ao setor energético.
No final deste momento Aurora Circhetta, da RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) foi responsável por fazer a síntese dos trabalhos apresentados e destacar “as principais considerações e oportunidades para avançar na transição energética ao nível local e regional”.
A sessão de encerramento ficou à responsabilidade de Sara Silva, vice-presidente do conselho de administração da agência regional. O encontro contou com o apoio dos parceiros do projeto RAISE-PT (RNAE, DECO, S317 Consulting e BCSD Portugal) e do município do Barreiro.