Tiago Cardoso: “Assumimos, de forma responsável que estaremos sempre do lado da solução”

Tiago Cardoso: “Assumimos, de forma responsável que estaremos sempre do lado da solução”

Tiago Cardoso: “Assumimos, de forma responsável que estaremos sempre do lado da solução”

Socialista, que assumiu a autarquia há poucos dias, compromete-se a trabalhar em proximidade com os fregueses e a investir no território de Azeitão

Tiago Cardoso, 51 anos, foi eleito, a 12 de outubro, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão ‘roubando-a’ das mãos da CDU. Numa vitória por mais 774 votos que os comunistas, o PS garantiu, neste território, quatro eleitos. O recém-eleito refere que os primeiros dias desde que assumiu o órgão não foram fáceis graças às condições atmosféricas da depressão Cláudia que obrigaram a sair do gabinete para ‘ajudar’ os azeitonenses.

- PUB -

Afirmando estar disponível para ouvir a população e as coletividades, assim como trabalhar para e com estas, compromete-se a cuidar do espaço público e património da freguesia, enquanto quer apoiar o movimento associativo e reforçar os apoios sociais.

Questionado sobre como estão as contas da junta confirma que a verba é “suficiente” para fazer face aos compromissos do anterior executivo.

Afirmando já estar a trabalhar no orçamento da freguesia para o ano que vem, diz estar disponível para trabalhar com a oposição “sempre com diálogo permanente e construtivo em prol do bom funcionamento da freguesia”. Em entrevista a O SETUBALENSE diz estar a aguardar uma reunião com os novos eleitos na Câmara Municipal de Setúbal e espera que a relação entre os dois executivos possa ser “saudável, estável e transparente”.

- PUB -

Como é que vê a sua eleição naquela que foi uma vitória expressiva do PS em Azeitão?

Desde a campanha, feita com honestidade e presença no terreno, sempre acreditámos, com confiança e determinação, que iríamos ter ao nosso lado os azeitonenses e o resultado das eleições demonstra que conseguimos transmitir à população o nosso compromisso e dedicação.

Assumimos, de forma responsável que estaremos sempre do lado da solução e não do problema.

- PUB -

Como estão a correr estes primeiros dias do novo mandato?

Inicialmente correu dentro da normalidade, porém, surgiu a depressão “Cláudia” e, consequentemente, os planos que havia delineado foram suprimidos pela necessidade imediata de intervenção em vários pontos da freguesia, nomeadamente, no auxílio aos azeitonenses. Não podendo deixar de enaltecer e agradecer aos funcionários da junta de freguesia, quer a nível administrativo quer a nível operacional, a disponibilidade e colaboração por forma a minimizar os impactos e danos causados, bem como, aos Bombeiros Voluntários de Setúbal e Proteção Civil, que desde a primeira hora estiveram ao lado da freguesia de Azeitão e dos azeitonenses.

Na tomada de posse assumiu a junta com “profundo sentido de missão” e disse que vai estar “sempre próximo”. De que forma é que pretende estar mais perto dos fregueses e coletividades?

Tal como referi nesta entrevista, o compromisso e sentido de missão na proximidade com os azeitonenses e as coletividades é, precisamente, estar no terreno junto aos mesmos e sempre com disponibilidade para ouvi-los, trabalharmos juntos na procura de soluções para as mais variadas situações.

Prometeu “apostar em políticas que cuidem dos espaços públicos, valorizem o património e envolvam os trabalhadores”. Que medidas concretas têm neste sentido?

As medidas concretas são, essencialmente, cuidar e manter os espaços públicos e o património da freguesia, nas quais os funcionários da junta de freguesia são peças fundamentais, devendo, sempre, serem garantidas as necessárias condições para o efeito e serem valorizados os seus desempenhos.

Quais são as prioridades para os próximos tempos aqui neste território?

As prioridades passarão sempre pela melhoria da qualidade da freguesia e da vida dos azeitonenses, designadamente, ruas, jardins e espaços públicos edificados mais cuidados e limpos. Reforçar todo o movimento associativo, porquanto, considerar que são locais e/ou entidades que trabalham em proximidade e promovendo um desenvolvimento com a comunidade local.

Tal como o apoio social não se exclui das nossas prioridades, na medida das competências da junta de freguesia, uma vez que apoiaremos as famílias perante as suas necessidades.

Por último e não menos importante, haver abertura por parte da Junta de Freguesia de Azeitão para a participação ativa dos azeitonenses.

Uma escola secundária que sirva os jovens de Azeitão e da Quinta do Conde (Sesimbra) tem sido uma das maiores reivindicações da população. Vai também lutar por este objetivo?

Atendendo ao crescimento da população nesta área geográfica, naturalmente, que iremos defender e lutar pela construção da tão prometida Escola Secundária em Azeitão.

Como é que está a junta em termos financeiros?

Da informação transmitida pelo executivo que cessou funções, foi possível constatar a existência de verba que, acreditamos, ser suficiente para garantir e gerir os compromissos correntes e já assumidos pelo anterior mandato.

Já iniciaram o planeamento do orçamento da junta para 2026?

Sim, já iniciámos o planeamento do orçamento e teremos pela frente o Estatuto de Direito de Oposição, mantendo disponibilidade para auscultar as várias forças políticas, esperando, assim, os seus contributos para a elaboração do mesmo.

Está disponível para ouvir e trabalhar com a oposição?

Naturalmente que sim. A junta de freguesia deverá trabalhar com as várias forças políticas representadas na sua assembleia, sempre com diálogo permanente e construtivo em prol do bom funcionamento da freguesia, garantindo, sempre, o cumprimento dos objetivos beneficiando os azeitonenses.

Como será a relação com o executivo da câmara municipal? Já se reuniram com os novos eleitos?

Ainda não houve oportunidade de reunião com os novos eleitos. Não obstante, acreditamos que será uma relação de total disponibilidade, garantindo, sempre, a defesa dos interesses de Azeitão e dos azeitonenses. Esperando, assim, em retorno, total cooperação e compromisso que garanta uma relação saudável, estável e transparente e, em consequência, o sucesso comum.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não