Nas últimas semanas têm surgido diversas dúvidas e especulações relativamente ao Campo n.º 1 do Pragal, aos resultados da equipa sénior de futebol e à situação financeira do Almada Atlético Clube. Neste sentido, a direção do clube, que mantém uma postura de total transparência, entendeu por bem esclarecer todas as dúvidas.
Campo do Pragal e Projeto Supera
A direção do clube começa por dizer que “no passado dia 29 de julho de 2025, realizou-se, no Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, uma Assembleia Geral dedicada ao esclarecimento de temas estruturantes para o nosso futuro, nomeadamente o Projeto Supera e a implementação do novo relvado sintético, incluindo iluminação e restantes infraestruturas”.
Os sócios presentes puderam colocar todas as questões, às quais a direção respondeu de forma clara e detalhada, sem ter recebido qualquer voto contra o projeto. O clube esclarece que “após os ajustes solicitados pelo Departamento de Urbanização da Câmara Municipal de Almada, a empresa Supera concluiu todas as alterações necessárias e os documentos atualizados foram entregues a 1 de outubro de 2025. Desde então aguardamos a aprovação do PIP, cuja responsabilidade pertence exclusivamente à CMA”.
O Almada AC adianta que “o processo foi encaminhado para apreciação dos pareceres externos apenas a 17 de outubro de 2025, encontrando-se desde então em fase de análise. Assim que o PIP obtiver aprovação, a construção do Campo n.º 1 avançará de imediato. Neste momento, tanto o Almada AC como a empresa Supera apenas podem aguardar a decisão final da CM Almada”.
Situação Financeira
Em relação à situação financeira o clube recorda que no dia 28 de julho de 2025 foi realizada uma Assembleia Geral onde as contas foram aprovadas por unanimidade, refletindo o esforço de gestão rigorosa que tem permitido recuperar financeiramente o Almada AC.
“Encerrámos o exercício com saldo positivo, algo que durante muito tempo parecia inatingível. Hoje, somos um clube estável, responsável e capaz de cumprir com serenidade as exigências do dia a dia”, realça a direção.
Equipa Sénior de Futebol
Relativamente à equipa de futebol que neste momento ocupa o último lugar na tabela classificativa, com zero pontos, a direção lembra que “o início de época ficou marcado por um acontecimento inesperado, a necessidade de mudarmos de treinador já muito perto do arranque do campeonato. Uma situação abrupta, que naturalmente impactou toda a estrutura. Tivemos a felicidade de contar com a disponibilidade do mister Nuno Cirilo que aceitou este enorme desafio, mas importa recordar que a equipa não foi construída ao seu estilo. O treinador não conhecia a maioria dos jogadores e todo o grupo foi apanhado de surpresa. Ninguém gosta de perder, nem o mister, nem a equipa técnica, nem os jogadores, nem esta direção, e muito menos os nossos associados. Mas, pedimos que seja dado um voto de confiança a todos. Este é um grupo que trabalha, que acredita, e que representa um emblema centenário com dignidade”.
A realidade, o orgulho e o futuro
Por fim o clube fala da realidade, do seu orgulho e do futuro. “Hoje o Almada Atlético Clube tem novamente todos os escalões de formação em atividade, tanto no futebol como no andebol – algo que não acontecia há décadas. A nossa missão formativa está mais viva do que nunca. Sabemos que não temos a capacidade financeira para competir com outros clubes que remuneram os seus atletas. Consequentemente, alguns jogadores optam por outras paragens mas aquilo que oferecemos é algo que o dinheiro não compra; identidade, história e paixão. Transformar um clube não se faz num ano, nem em dois. Mas esta direção garante que não desiste até recolocar o Almada Atlético Clube no patamar mais alto, onde sempre pertenceu”.