Setúbal celebra aniversário do Armistício com homenagem aos combatentes

Setúbal celebra aniversário do Armistício com homenagem aos combatentes

Setúbal celebra aniversário do Armistício com homenagem aos combatentes

Evento na Praça Almirante Reis reuniu forças de segurança, associações militares e civis, e diversas individualidades locais

O município de Setúbal celebrou o 107.º aniversário do Armistício, que marcou o fim da I Guerra Mundial, em 11 de novembro de 1918, com uma cerimónia teve lugar junto ao Monumento aos Combatentes na Grande Guerra, na Praça Almirante Reis. O evento desta terça-feira contou com a presença de representantes do município, forças de segurança, associações militares e civis, e diversas individualidades locais.

- PUB -

Presente nesta cerimónia esteve a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria do Carmo Tiago, que sublinhou a importância de recordar este “momento decisivo” da história, que encerrou “quatro anos de destruição e sofrimento”. Segundo a autarca, a data deve honrar “não apenas os soldados que estiveram na linha da frente”, mas também “todos os que sofreram com a guerra”, incluindo enfermeiros, mulheres, crianças e outros civis afetados pelo conflito.

Para Maria do Carmo Tiago, o dia do Armistício é também um convite à reflexão sobre a paz, o diálogo entre os povos e a responsabilidade das gerações futuras, lembrando que, ainda hoje, o mundo “enfrenta conflitos, desigualdades e intolerâncias”.

Com organização do Núcleo de Setúbal da Liga de Combatentes, a homenagem contou com a deposição de flores, os tradicionais toques de silêncio e a alvorada, momentos que prestaram homenagem aos mortos do conflito, explica a Câmara Municipal de Setúbal em nota de Imprensa enviada à redação d’O SETUBALENSE. Entre os presentes estiveram membros do executivo municipal, do Núcleo de Setúbal da Liga de Combatentes, o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Nuno Cruz, elementos da GNR, PSP, Capitania do Porto, Clube Militar de Oficiais, Associações de Deficientes das Forças Armadas, Paraquedistas e Especialistas da Força Aérea, assim como representantes da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.

- PUB -

A I Guerra Mundial, que decorreu entre 1914 e 1918, envolveu cerca de 200 mil combatentes portugueses, com mais de 10 mil mortos, muitos na Batalha de La Lys, na região francesa da Flandres. A cerimónia desta terça-feira recordou “não só a memória” destes combatentes, mas também a “importância de manter viva a reflexão sobre a guerra e a paz”, acrescenta o município no comunicado.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não