Entre os distritos de Setúbal, Lisboa e Santarém mais de 16 mil pessoas ficaram em energia, informou a E-REDES
O mau tempo que se fez sentir na Península de Setúbal desde as 5 horas desta quinta-feira provocou já mais de 200 ocorrências, a maior parte inundações e também algumas quedas de árvores, mas sem causar vítimas.
Nos concelhos o Montijo e do Seixal há informação de várias estradas inundadas e veículos imobilizados devido à chuva forte que caiu durante toda a madrugada.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a ser afetados desde quarta-feira pelos efeitos da depressão Claudia, com chuva, vento e agitação marítima fortes.
Por causa do mau tempo, o IPMA emitiu aviso vermelho até às 10:00 de hoje para os distritos de Setúbal e Santarém.
Na Estrada Nacional (EN) 378, entre o Seixal e Sesimbra, há vários carros bloqueados devido a inundações.
Já de acordo com a Câmara Municipal do Montijo, existem “várias escolas fechadas durante o período da manhã devido ao mau tempo”, situação que se verifica também no concelho da Moita.
Ao final da manhã desta quinta-feira a Câmara do Montijo anunciou que, por motivos de segurança, algumas escolas iriam estar encerradas durante todo o dia, designadamente Agrupamento de Escolas do Montijo, Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, Escola Secundária Jorge Peixinho (escola não agrupada), Escola Profissional do Montijo e Conservatório Regional de Artes do Montijo.
Em Setúbal, segundo o comandante dos sapadores bombeiros foram registadas 64 ocorrências, a maior parte das quais inundações, na zona de Azeitão.
De acordo com as informações recolhidas pelos serviços municipais de proteção civil, as situações mais complicadas ocorreram no Seixal.
O IPMA tinha emitido também avisos meteorológicos para os distritos de Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à chuva forte e persistente até sábado.
O distrito de Setúbal, à semelhança do de Lisboa e de Santarém, foi também afetado com falta de energia, tendo a E-REDES avançado que cerca de 16 mil clientes de energia elétrica estavam sem abastecimento, às 08h30.
Esta situação representa uma melhoria face ao que se registava às 8 horas, quando cerca de 20 clientes estavam sem energia, oito mil só no distrito de Setúbal.
A E-REDES garante que as suas equipas estão “em vigilância permanente e mobilizadas no terreno” para uma rápida resolução da situação.