Arquivo municipal recebeu, esta segunda-feira, um encontro que trouxe à região dezenas de pessoas entendidas no tema
O Seminário de Animação Sociocultural, que se realizou esta segunda-feira, trouxe à região dezenas de pessoas especializadas no tema para discutir o papel e os desafios futuros da animação sociocultural em Portugal.
Foi no Arquivo Municipal de Setúbal que decorreu o evento que contou com a participação do professor Marcelino de Sousa Lopes, uma das principais referências nacionais nesta área, que a destacou durante a sua intervenção.
“Está muito centrada na direção social, cultural e educativa, no sentido de tornar as pessoas protagonistas do seu próprio desenho humano”, disse tal como se lê na nota de Imprensa enviada pela Câmara Municipal de Setúbal, organizadora da sessão.
“Educar é animar, e animar é dar alma e movimento à vida”, sublinhou ainda depois de fazer uma análise histórica e conceptual da animação sociocultural onde evocou as origens em França, as práticas participativas contemporâneas e as influências pedagógicas de autores entre os quais se destacaram Maria Montessori, Carl Rogers, Ivan Illich e Paulo Freire.
O teatro foi também exaltado como uma “ferramenta educativa e transformadora”, ao mesmo tempo que o docente entende que a “animação deve ser entendida como vida em movimento, promotora de participação, liberdade e transformação pessoal e coletiva”.
Marcelino de Sousa Lopes é professor, doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca e aposentado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Nuno Soares, animador sociocultural do município e um dos responsáveis pela dinamização do evento, elogiou a atividade profissional do docente ao mesmo tempo que sublinhou o trabalho desenvolvido desde 2010 no serviço educativo do Arquivo Municipal, fruto de “vontade política e compromisso institucional”. “É um enorme prazer receber o professor Marcelino, uma figura de referência na animação sociocultural e na ação social em Portugal”.
O seminário contou ainda com a participação do técnico superior em Animação Sociocultural Paulo Prezado, das Cáritas Diocesana de Setúbal, Joana Ideias, do Projeto Escolhas, e Rita Santos e Natasha, do Serviço Educativo dos Museus Municipais, que partilharam experiências e percursos profissionais na área da animação sociocultural.
Notícia corrigida às 12h11 de 13 de novembro de 2025.