Sexóloga Tânia Graça e ex-governante Catarina Marcelino entre os oradores convidados para evento que arranca hoje
É hoje que se dá início à Semana da Igualdade de Género, um evento do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que reúne especialistas, líderes empresariais e artistas para refletir sobre formas de construir uma sociedade mais equitativa.
Entre os oradores convidados está a psicóloga clínica e sexóloga Tânia Graça, ativista pelos direitos das mulheres, que abordará o tema ‘Educação Sexual: Caminhos para uma Sociedade Mais Justa’. Também a ex-secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, participará no debate sobre ‘Violência no Namoro no Ensino Superior’, trazendo à discussão experiências e estratégias de prevenção no contexto académico.
Segundo a informação enviada pela instituição de ensino superior à redação d’O SETUBALENSE, também o mundo corporativo terá um espaço dedicado à liderança feminina, contando com a presença de várias diretoras de Recursos Humanos, incluindo Patrícia Chambel (DHL), Sofia Nunes (Sheraton Cascais Resort e Hyatt Regency Lisboa) e Rute Santos, CEO da IT People Innovation, que vão partilhar “práticas e desafios” na promoção da igualdade de género em empresas.
Também as artes são igualmente destacadas como instrumento de promoção da diversidade. Neste sentido, os atores Ren-d-Marcus e Patrícia Paixão, do Teatro Estúdio Fontenova, de Setúbal, vão abordar como a expressão artística pode apoiar a inclusão e sensibilizar para questões de género.
Esta iniciativa é organizada pela Comissão de Igualdade de Género do IPS, em colaboração com a associação juvenil Omnis Factum, do Montijo, no âmbito do projeto multinacional EID – Empowering Inclusive Democracy, que procura “reforçar a participação cívica e fomentar políticas inclusivas” em toda a União Europeia.
Na mesma nota do IPS, é explicado que a Semana da Igualdade de Género promete ser um espaço de reflexão e partilha, reunindo diferentes setores da sociedade para debater caminhos concretos em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva.