Marlene Caetano: “A população reconhece o trabalho que tem vindo a ser realizado pela CDU”

Marlene Caetano: “A população reconhece o trabalho que tem vindo a ser realizado pela CDU”

Marlene Caetano: “A população reconhece o trabalho que tem vindo a ser realizado pela CDU”

A reeleita presidente da Junta de Freguesia do Sado garante que novo mandato será marcado pela proximidade com as pessoas e pela concretização de projetos estruturantes

Reeleita para um novo mandato à frente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano reafirma o compromisso com a proximidade à população e a continuidade do trabalho desenvolvido pela CDU. Nesta que foi a primeira entrevista do ciclo que O SETUBALENSE está a fazer aos presidentes de junta eleitos nas últimas autárquicas, a autarca destaca o “reconhecimento do trabalho realizado” como fator determinante na vitória eleitoral e sublinha que o novo ciclo traz “um cenário diferente”, marcado pela gestão plural no concelho. Entre as prioridades para os próximos anos estão a requalificação do espaço público, a melhoria da mobilidade, o reforço das infraestruturas básicas e o envolvimento da comunidade através de grupos de moradores. “É na confiança que se constrói o futuro”, afirmou, assegurando que o contacto direto com os cidadãos continuará a ser a principal forma de governar o Sado.

- PUB -

Como recebeu esta confirmação de confiança por parte da população do Sado?

Com agradecimento e reconhecimento do voto de confiança das pessoas, mas também com o sentido de responsabilidade e comprometimento com o projeto que esta população escolheu para o desenvolvimento da nossa Freguesia.

Disse que esta vitória é um “reconhecimento do trabalho realizado”. O que pesou mais neste resultado? A continuidade ou a expectativa de mudança?

- PUB -

Como disse, consideramos que a população reconheceu o trabalho que tem vindo a ser realizado pela CDU e apostou nessa continuidade.

No discurso da tomada de posse falou num “cenário diferente”. Que diferenças identifica neste novo mandato, comparando com o anterior? 

Existe uma diferença local em que a CDU assume a Freguesia com uma maioria relativa e por outro lado temos diferentes forças políticas na gestão das várias autarquias no Concelho.

- PUB -

No seu discurso, referiu que “muito foi feito, mas há ainda muito caminho a percorrer”. Que projetos quer ver concluídos neste mandato?

Sim, existem projetos que já foram iniciados e outros que já foram até adjudicados e como tal devem iniciar brevemente. Falo do Parque 25 de Abril, em Praias do Sado, da construção dos passeios na estrada da Morgada e da Requalificação do Campo Municipal Júlio Tavares por exemplo. Mas existem outras intervenções que considero extremamente necessárias como a requalificação e construção de infraestruturas de rede de abastecimento de água e saneamento em algumas zonas, resolução de problemas graves de drenagem de águas pluviais, a construção de passeios em várias ruas como a Carmelindo Elias ou a Estrada da Chamburguinha.

Espero que o parque de Merendas do Moinho de Maré da Mourisca seja também requalificado assim como a sua envolvente.  Mas também em Mitrena consideramos que seria essencial a conclusão do projeto de requalificação em que ainda estão em falta os passeios, a ciclovia, a arborização e melhoria da iluminação pública. 

Que prioridades definiu para este mandato?

No mandato anterior foram definidos três grandes objetivos para dar resposta à avaliação que fazíamos do território. Um dos objetivos era a revitalização do movimento associativo, um caminho que foi concretizado com apoio direto e muita dinamização. Um outro objetivo era a requalificação do parque escolar, concretizado através ver obras, pinturas, instalação de parques infantis entre outras beneficiações e atividades realizadas em proximidade com a comunidade escolar.

Também a instalação e promoção de um Polo da biblioteca Municipal na Freguesia foi um objetivo concretizado que permitiu desenvolver atividades para toda a População. Assim, este mandato, decidimos que é necessário dar continuidade a estes objetivos e exponenciar o trabalho feito, trabalhar com o Movimento Associativo, em particular nas questões da infância e juventude, apostar no trabalho de prevenção e ação na exclusão social amadurecendo projetos já existentes, mas também fomentar a participação social e a criação de grupos de moradores com quem possamos trabalhar e continuar a melhorar continuamente o espaço escolar.

No entanto, definimos ainda como prioridades a qualificação do espaço público e da mobilidade, tendo como objetivo a requalificação de espaços verdes já muito antigos, substituição e renovação de mobiliário urbano, implementar medidas de proteção à mobilidade pedonal, etc.

Há alguma intervenção que considere emblemática para a freguesia?

Além das que já mencionei, que estão a avançar e que há muito eram aguardadas pela população, a ampliação de uma escola na Freguesia dotada de mais salas para o ensino primário, pré-escolar e creche seriam fundamentais para o desenvolvimento da Freguesia.

Reforçou que “na CDU trabalhamos em coletivo”. Como se traduz esse trabalho coletivo no dia a dia da Junta de Freguesia?

A ação da junta é precedida de discussão e planeamento feito em equipa e feito com a população.

O que diferencia a CDU de outras forças políticas no modo de governar?

A diferença da CDU está na proximidade com a população, a CDU governa para melhorar a qualidade de vida das pessoas, os seus eleitos assumem com seriedade a definição e construção de projetos de futuro com o envolvimento de quem vive e de quem trabalha nos territórios. A CDU aposta na defesa do serviço público assim como dos direitos dos seus trabalhadores.

Há novos elementos na equipa ou parcerias locais que queira destacar para este novo mandato?

Existem pessoas que integraram a lista pela primeira vez, muitas pessoas independentes, com conhecimentos abrangentes, na área social, na cultura, na aquacultura, na educação, no desporto, do movimento associativo, todas elas com uma ligação muito forte a este território e com muita vontade de trabalhar em prol desta Freguesia.

Disse que “as juntas de freguesia são o coração da ligação com a população”. Que medidas concretas pretende adotar para reforçar essa proximidade?

Sim, digo isso, as pessoas procuram a Junta de Freguesia para tratar de muitos assuntos que vão além das competências da autarquia. É um “meio pequeno”, as pessoas conhecem-se, conhecem as famílias e por isso muitas vezes confiam-nos a sua vida privada, pedem-nos ajuda para resolver questões que nos ultrapassam porque somos quem está próximo, quem conhecem e em quem confiam para se fazerem ouvir. Pensamos que a forma de envolver, escutar e fazer sentir a identidade desta freguesia às pessoas, a todos, mas em particular quem escolheu mais recentemente este território para morar, é com a fomentação de grupos de moradores com quem possamos trabalhar conjuntamente.

O contacto direto com as pessoas continua a ser a principal forma de governar o Sado?

Claro que sim, é preciso conhecer bem o território e as pessoas para sentir exatamente quais são as necessidades e saber priorizá-las.

Como pretende envolver os cidadãos na vida comunitária da freguesia?

Como disse, a fomentação de grupos de moradores e também de associação de pais e a continuidade do fórum da juventude são passos importantes para esse envolvimento.

Sente que o resultado do Sado tem um significado especial dentro do contexto municipal?

A Freguesia do Sado tem sido sempre governada pela CDU, é uma Freguesia com características muito próprias e que apesar de sentirmos que nos últimos anos a “renovação” da população residente se tem intensificado, ainda é possivel fazer um trabalho muito direcionado e de proximidade com as pessoas.

Como interpreta o desempenho global da CDU em Setúbal nestas autárquicas?

A CDU apresentou, como sempre tem feito, um projeto sólido, estruturado e coerente para continuar o que tem sido o desenvolvimento de Setúbal nos últimos anos. Fez uma campanha de proximidade e de esclarecimento com os mesmos princípios que caracterizam a ação da CDU.

Que relação espera ter com a Câmara Municipal de Setúbal neste novo ciclo?

A relação institucional com a CMS é essencial para que seja dada a melhor resposta à população, nos últimos mandatos existiu sempre essa colaboração com a CMS e com as outras Juntas de Freguesia, que levaram a projetos de grande valor para o concelho. Estaremos disponiveis para trabalhar e colaborar defendendo os interesses da população do concelho, e em especial da Freguesia do Sado. Espero que em breve seja possivel definir mecanismos de articulação entre o trabalho das autarquias por forma a que os projetos pendentes avancem rapidamente.

Disse que “é na confiança que se constrói o futuro”. O que significa continuar a merecer essa confiança?

Significa honrar diariamente os compromissos assumidos, significa estar presente, estar próximo, estarmos dedicados em cumprir o nosso programa.

Como gostaria que a população olhasse para o seu legado no final deste novo mandato?

Gostava que olhassem e se sentissem satisfeitas, escutadas e com confiança renovada na CDU. Que avaliassem e percebessem uma Freguesia ainda mais agradável, uma Freguesia mais qualificada, mais limpa, mais solidária, mais humana e onde é cada vez melhor viver.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não