CREscendo da Secundária de Sampaio ganha prémio de Melhor Jornal de Escola do País

CREscendo da Secundária de Sampaio ganha prémio de Melhor Jornal de Escola do País

CREscendo da Secundária de Sampaio ganha prémio de Melhor Jornal de Escola do País

Estudantes da escola em Sesimbra, exploram várias temáticas nas edições que saem de três em três meses

“CREscendo” é o nome do jornal desenvolvido pelos alunos da Escola Secundária de Sampaio, em Sesimbra, e que no final do mês de outubro venceu o primeiro prémio de Melhor Jornal de Escola no Concurso Nacional de Jornais Escolares, promovido pelo jornal Público.

- PUB -

Numa publicação trimestral que conta quase sempre com mais de 100 páginas, os alunos de todas as turmas e cursos daquela escola exploram temas entre os quais literatura, ciência, cidadania e história. Entrevistas a alunos e professores ocupam também algumas das páginas das publicações.

Cada edição conta sempre com um editorial, biografias, recolhas poéticas, análises literárias, artigos de opinião, infografias, recensões críticas, guias webgráficos e até artigos científicos, tudo isto desenvolvido por alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano da escola de Sesimbra.

A ideia não é nova mas foi sendo aprimorada pela agora professora responsável pela publicação, Catarina Labisa. “Na verdade este jornal era, no início, uma brochura e um boletim trimestral. Há cerca de quatro anos fiquei com horas na biblioteca e fiquei com este boletim, mas foi crescendo, tal como o nome indica. Começaram a ser incluídos alguns artigos de alunos, mas ainda não era nada muito grande”, explica a O SETUBALENSE.

- PUB -

“Depois, também por interesse dos alunos, alguns dos quais queriam dedicar-se ao jornalismo, começámos a fazer crescer e soubemos deste prémio que o Público concede e concorremos”. Esta não é a primeira vez que o jornal escolar é destacado, porque no ano letivo 2022/2023 ganharam, através do mesmo concurso, o galardão de Melhor Reportagem.

Na publicação um dos temas mais explorados é a literatura, especialmente centenários de grandes autores portugueses. Por essa razão, os alunos já investigaram e escreveram sobre a vida de obra de tantos como Sebastião da Gama, Alexandre O’Neill, Ramos Rosa, Camões, entre outros. A professora de Português assume a construção destas páginas como um “desafio” mas ao mesmo tempo um trabalho que leva os estudantes a redigir sobre temáticas que lhes despertem interesse.

Com o primeiro prémio conquistado a escola recebeu 1000 euros, utilizados para adquirir novos livros e materiais para a biblioteca escolar. Com este segundo galardão, cujo valor angariado é de 2000 euros, a ideia da docente é levar os alunos a conhecer a Casa Camilo Castelo Branco, autor sobre o qual recaiu grande parte da edição vencedora do prémio.

- PUB -

Na última edição deste ano da revista um dos trabalhos destacados dá pelo nome de “Mundo em Sampaio” onde foi explorada a integração dos alunos estrangeiros naquela escola. A escrita passou, entretanto, para uma adaptação em teatro da cena “Jantar do Hotel Central”, um dos momentos de “Os Maias”, de Eça de Queirós. No final foi promovido um jantar com comidas oriundas de países dos estudantes representados – Síria, Marrocos e Ucrânia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não