Até ao próximo domingo, dia em que se encerra o festival, há ainda exibição de filmes e uma exposição no Luísa Todi
Começou na passada sexta-feira e prolonga-se até ao próximo domingo a 7.ª edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo. Num programa descentralizado por vários locais de cidade de Setúbal, no final do fim de semana esperam-se ter sido exibido mais de 30 filmes.
“A Negra de…, filme de Ousmane Sembène, de 1966, acompanhado de música interpretada por Sérgio Miendes e narração de textos pela atriz Manuela Couto foi a sessão que fechou o passado domingo, nesta que decorreu durante a tarde no Cinema Charlot.
A programação prossegue hoje mesmo no Fórum Luísa Todi com a sessão para escolas “Pamplinas em Ação”, onde as “hilariantes peripécias” de Buster Keaton e Edward F. Cline têm banda sonora garantida pelo projeto “Um Homem, Um Piano e Meia Dúzia de Apitos”, de Daniel Almeida (11 horas).
No dia 7 o Cinema Charlot volta a ser palco de eventos com a projeção das curtas-metragens de Chris Marker “O Pontão” e “Junkopia” que são acompanhadas por Tó Trips, na guitarra, e Nuno Calado, na narração de textos.
No penúltimo dia do festival, sábado a partir das 16 horas, o Fórum Municipal Luísa Todi vai receber a exibição de quatro filmes relacionados com a região entre os quais “A Cidade do Rio Azul”, 1970, de Teixeira da Fonseca, “Setúbal: Sanatório do Outão”, “Setúbal: Suas produções” e “Azeitão e Arredores de Setúbal”, os três de 1930, dirigidos por Virgílio Nunes. Os irmãos Marta e Pedro Banza vão tomar conta da banda sonora.
Ainda neste dia, mas a partir das 21h30, a comédia alemã “A Gata Selvagem”, de Ernst Lublich é exibida no auditório municipal. O projeto Cabra Cor de Rosa, composto por Vasco Espinhal Otero, Tiago Baptista e Tomás Baptista vai ser responsável pela música.
O evento encerra pelas 16 horas de domingo no Fórum Municipal Luísa Todi com uma sessão para famílias com o nome “Marionetas & Outras Coisas” onde serão exibidas três curtas-metragens de 1958 e 1959, da checa Hermína Týrlová, com música por Um Corpo Estranho e narração de textos pelo ator Miguel Assis.
Em simultâneo decorrem atividades paralelas, uma das quais decorre hoje pelas 10h30 na Casa das Imagens Lauro António. A oficina “Os Filmes e as Canções”, da formadora Olinda Lima, tem a duração de duas horas e é orientada para os utentes da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Setúbal.
A 8 de novembro (sábado) espera- -se, no mesmo local mas a partir das 15 horas, o “Luzes, Câmara, Ação!” orientado por Ana Carina Dias. A atividade vai ter uma duração de 1h30 e um valor de participação de cinco euros.
No sábado e no domingo vai estar patente no Fórum Municipal Luísa Todi a exposição interativa “A Feira das Ilusões”, organizada pela Compañía Títeres Errantes | Errabundo Pelele. Nesta os visitantes vão poder ver “engenhos e curiosidades cinematográficas do século XIX., numa viagem pela história dos brinquedos óticos, das imagens animadas e das ilusões visuais que conduziram ao nascimento do cinema”.