Abrigo apresenta campanha promocional para reforçar Acolhimento Familiar

Abrigo apresenta campanha promocional para reforçar Acolhimento Familiar

Abrigo apresenta campanha promocional para reforçar Acolhimento Familiar

A associação celebrou 10 anos de CAFAP e inaugurou novas instalações. Cerimónia de campanha promocional presidida por secretária de Estado

A Abrigo – Associação Portuguesa de Apoio à Criança celebrou na tarde desta quinta-feira 10 anos de existência do seu Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) e apresentou a campanha promocional da valência de Acolhimento Familiar, que irá lançar ainda este ano, em cerimónia presidida pela secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.

- PUB -

Intitulada “Precisam-se Super-Heróis”, a campanha promocional de Acolhimento Familiar foi apresentada no edifício da Galeria Municipal, já depois de a Abrigo ter inaugurado as novas instalações, na Rua da Aldeia Velha, onde desenvolve quer esta valência quer a de CAFAP.

“Dar um grande impulso ao trabalho que está a ser feito no terreno pela Abrigo, mas também por todas as outras instituições” que se dedicam a esta área, é um dos objetivos da campanha delineada com o conceito de “amar, cuidar e proteger”, revelou Humberto Fernandes, vice-presidente da Abrigo.

A ação pretende “fazer notar que qualquer pessoa pode ser super-herói” ao acolher crianças, embora de forma temporária, contribuindo assim para melhorar a vida dessas mesmas crianças. Encontrar um conjunto alargado de famílias que se queiram tornar famílias de acolhimento é, de resto, o objetivo principal da iniciativa.

- PUB -

Desde 2015, a intervenção técnica da Abrigo já abrangeu “mais de 600 famílias e 1 200 crianças”, disse Jacinto Pereira, presidente da Abrigo, ao salientar que o CAFAP já se tornou “um espaço de proximidade e escuta ativa, promovendo uma parentalidade positiva e o bem-estar das crianças”. Um resultado notável, mas que pode ser melhorado. “O Acolhimento Familiar é ainda muito residual em Portugal, portanto temos de fazer alguma coisa”, frisou a secretária de Estado, ao mesmo tempo que elogiou o trabalho desenvolvido pela Abrigo em “áreas que tocam todos”.

“O CAFAP é uma resposta que temos de reforçar e ver a forma de a articular com outras respostas que existem”, adiantou Clara Marques Mendes, sem deixar de vincar o compromisso assumido pelo Governo de trabalhar em conjunto, de forma articulada, nesta matéria com as várias instituições e municípios.

Já Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, destacou a importância do amor, da dedicação e da esperança, num momento conturbado que se vive à escala global e em que se sente cada vez mais a ausência de “valores e princípios”, como “a solidariedade e a fraternidade”, na sociedade. O autarca defendeu o cultivo de amor, por ser fundamental “tocar corações, tocar as pessoas”, apontou a dedicação para enaltecer o trabalho desenvolvido junto das crianças por quem trabalha na área e focou, sobretudo, a esperança, por ser valioso dá-la “a quem nunca a teve ou a quem já a perdeu”.

- PUB -

Na sessão – que contou com a presença do montijense Ricardo Pereira, antigo guarda-redes da Seleção Portuguesa, que é um dos padrinhos da Abrigo, e de Luísa Malhó, diretora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social – interveio ainda Vânia Pinto, investigadora em Oxford e referência internacional na área do Acolhimento Familiar, .
As comemorações terminam esta noite com a realização de um concerto solidário no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não