Setúbal encerra circuito mundial de natação em águas abertas em 2026

Setúbal encerra circuito mundial de natação em águas abertas em 2026

Setúbal encerra circuito mundial de natação em águas abertas em 2026

Baía do Sado volta a acolher os melhores nadadores do mundo, na última etapa da prova internacional

Setúbal vai voltar a ser palco de um dos maiores eventos internacionais de natação em águas abertas. Nos dias 20 e 21 de junho de 2026, o Parque Urbano de Albarquel recebe novamente uma etapa da World Aquatics Open Water Swimming World Cup, reforçando a ligação da cidade a este tipo de desporto.

- PUB -

O calendário da competição, agora divulgado pela World Aquatics, inclui quatro etapas distribuídas por diferentes países. O arranque acontece a 27 e 28 de março, em Soma Bay, no Egito, seguindo-se Ibiza, em Espanha, a 24 e 25 de abril, e Golfo Aranci, na Sardenha, Itália, a 1 e 2 de maio. A prova encerra precisamente em Setúbal, que volta a ser escolhida como última paragem da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas.

O cenário natural da baía sadina, com o rio Sado e a Serra da Arrábida como pano de fundo, continua a ser um dos grandes trunfos da cidade na organização deste evento, que se realiza em Setúbal desde 2007. Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal destaca que a etapa portuguesa se distingue pelas “excelentes condições” do Parque Urbano de Albarquel e pela “experiência organizativa” do município setubalense e da Federação Portuguesa de Natação, cuja competência tem sido reconhecida pela entidade máxima da modalidade, a World Aquatics.

No entender da autarquia, com este regresso, Setúbal “reafirma-se” como referência internacional na natação em águas abertas, num evento que une o desporto de alto nível à valorização do património natural e à promoção da cidade junto da comunidade desportiva mundial.

- PUB -

Na prova que se realizou em junho deste ano, o nadador francês Marc-Antoine Olivier venceu a Taça do Mundo de águas abertas, na qual os portugueses tiveram um desempenho mais discreto. Quanto aos portugueses, Diogo Cardoso foi o melhor, em 27.º, a 3.35 minutos, seguido de Tiago Campos, 31.º, a 7.17, enquanto Ricardo Santos foi obrigado a desistir após uma indisposição no decorrer da prova.

A competição foi concluída por 43 nadadores, enquanto um foi desqualificado e seis desistiram.

Já no feminino, foi a australiana Moesha Johnson quem venceu a prova de 10 quilómetros da Taça do Mundo de Setúbal de natação em águas abertas, que as duas portuguesas em competição não terminaram. Vice-campeã em Paris2024, Moesha Johnson garantiu o triunfo ao fugir na última das seis voltas para terminar em 1:53.39,60 horas, superiorizando-se, em longo sprint, à italiana Ginevra Taddeucci, bronze nos últimos Jogos Olímpicos, por 1,7 segundos.

- PUB -

O pódio ficou completo com a francesa Caroline Laure Jouisse, que terminou a 3,4 segundos da vencedora. As portuguesas Mafalda Rosa e Mariana Mendes não terminaram a competição.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não