Movimento independente ‘rouba’ autarquia à CDU que estava no poder há 51 anos. Coligação fica com três vereadores e Chega entra no ‘mapa’ da vereação
Bruno Gonçalves Pereira, do Somos Todos Cidadãos, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. O movimento independente, apoiado pelo PS e pelo PSD, consegue um feito histórico ao ‘roubar’ a autarquia à CDU, que estava no poder há 51 anos.
Com 40,34% o grupo de cidadãos conseguiu três mandatos, número igual ao da CDU que também conseguiu três eleitos (39,67%). O Chega, terceiro partido mais votado (11,61%) passa a contar também com um vereador. A coligação BE-L-PAN ficou em 4.º dos mais votados (4,96%). A diferença de votos entre o primeiro e segundo lugares é de 93 votos.
Nas freguesias a votação esteve renhida, com a CDU a levar a melhor ao vencer em cinco freguesias e o STC nas restantes quatro. Com isto, a CDU fica com 42 eleitos nas assembleias de freguesia, o grupo de cidadãos com 29, o PS com 7, o Chega com 2 e a coligação BE-L-PAN com 1.
No caso da assembleia municipal os dois partidos mais votados ficam com o mesmo número de eleitos (9 cada um), tendo o Chega conseguido eleger dois membros e o BE-L-PAN um.
No total de votantes este ano foram às urnas 58,54% dos eleitores, sendo que há quatro anos tinham ido votar 51,88% dos recenseados.
Notícia atualizada às 1h21 de 13 de outubro de 2025