Candidata pela terceira vez consecutiva teve maioria absoluta, garantindo três dos cinco mandatos
Clarisse Campos, candidata do PS, é a nova presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Os socialistas conseguiram um resultado histórico (50,64%) com uma maioria absoluta que ‘rouba’ os destinos da autarquia à CDU, que ficou em segundo lugar dos mais votados (35,67%).
Traduzido, o PS fecha a noite no município do Litoral Alentejano com três mandatos, sendo que os outros dois ficaram para a CDU. O Chega conseguiu 6,76% dos votos e a AD ficou em último lugar, apenas com 3,89% dos votos.
Num território que passou de quatro para seis freguesias, tendo em conta a desagregação de freguesias, os socialistas mantiveram a junta do Torrão mas ganharam terreno ao vencerem as freguesias de Santa Susana, Alcácer do Sal (Santiago), Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo) e Comporta. No território de São Martinho a CDU levou a melhor.
Assim, e para as assembleias de freguesia foram eleitos 25 candidatos do PS, 22 da CDU e um da AD, única votação em que esta coligação teve maior expressão.
Na assembleia municipal, e dos 15 mandatos por atribuir, oito ficaram com o PS, seis com a CDU e o Chega elegeu um deputado.
No sufrágio de 2025 participaram 60,70% dos eleitores, número que é menor em comparação a 2021, ano em que votaram 62,32% dos inscritos.
Notícia atualizada às 23h12 de 12 de outubro de 2025