Sessão solene, painel de discussão e atribuição de vários prémios marcam programa do evento de comemoração
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) assinala hoje o 46.º aniversário, com a tradicional Sessão Solene Comemorativa do Dia do IPS. A cerimónia deste ano contará com o painel de discussão “Desenvolvimento territorial e ligação à Academia no Horizonte 2030” e com a atribuição de vários prémios.
Este painel será moderado por Carlos Ferro, editor executivo do Diário de Notícias, reunindo representantes de diferentes áreas estratégicas, Cultura, Economia, Educação, Saúde e Tecnologia, que irão “refletir” sobre o papel da Academia na construção de um território “mais inovador, sustentável e inclusivo, em articulação com a comunidade e os parceiros regionais”.
Em nota de Imprensa enviada à redação d’O SETUBALENSE, o politécnico explica que além deste “momento central” de debate e reflexão, a cerimónia, que decorre no Auditório Nobre do campus de Setúbal, a partir das 15h00, mantém os habituais momentos de celebração, que incluem o reconhecimento ao pessoal docente e não docente por tempo de serviço e aposentação, a atribuição de bolsas de mérito aos estudantes e do Prémio Carreira AlumniIPS 2025, bem como a entrega de títulos e distinções honoríficas a personalidades e entidades que têm contribuído para a afirmação do IPS.
Quanto às intervenções institucionais, estas estarão a cargo da presidente do IPS, Ângela Lemos, e do presidente da Associação Académica (AAIPS), Ivan Svac, encerrando uma sessão que “reforça o compromisso” do politécnico setubalense como “motor de desenvolvimento regional e agente de transformação social”. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.
O IPS integra cinco escolas superiores que abarcam importantes áreas do conhecimento como Engenharias, Tecnologias, Ciências Sociais, Educação, Desporto, Ciências Empresariais e Saúde. Para o IPS, a “forte componente prática” do ensino, bem como a formação em contexto de trabalho e o “estímulo de competências” nas áreas da inovação e do empreendedorismo, são “traços distintivos” do ADN do IPS, complementando a “aposta assertiva” na investigação e os “contributos decisivos” em prol do desenvolvimento das regiões onde se insere.
Atualmente, cerca de 9.400 estudantes, 22.000 diplomados/as, 730 docentes e investigadores/as e 170 técnicos/as e assistentes de administração, gestão e manutenção, formam uma comunidade académica “vibrante e inspiradora”.