Programa preenchido por concertos, atividades para crianças e o tradicional cantar dos parabéns
A Casa da Cultura celebrou, este fim de semana, o 13.º aniversário com um programa preenchido por concertos, atividades para crianças e o tradicional cantar dos parabéns. A Câmara Municipal de Setúbal, que organizou a comemoração, sublinhou o compromisso de continuar a trazer “mais dinamização cultural” à cidade setubalense.
As comemorações incluíram concertos de Jordão, The Mirandas e Minta & The Brook Trout, além de atividades do Projeto Curumim para as crianças. O momento final reuniu artistas, público e trabalhadores municipais em torno do bolo de aniversário, num gesto simbólico que celebrou treze anos de cultura viva em plena Baixa da cidade.
Presente nesta celebração esteve o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, acompanhado do vereador da Cultura, Pedro Pina, que destacou a importância da Casa da Cultura, instalada num “espaço com tradição e história na vida de Setúbal, antes e depois do 25 de Abril”, sublinhando o compromisso de “continuar este trabalho de trazer mais dinamização cultural à cidade”.
Nesta cerimónia o autarca recordou que a criação do espaço resultou de “uma decisão tomada há 15 anos, num contexto complicado da Baixa de Setúbal”, e saudou “todos os que diariamente dão vida à Casa da Cultura”, como associações, artistas, trabalhadores municipais e público.
Já o vereador da Cultura, Pedro Pina, reforçou a ideia de continuidade e participação, afirmando que “a Casa da Cultura continua a ser um espaço essencial na vida artística e comunitária de Setúbal, uma verdadeira casa de criação, encontro e partilha”.
Treze anos depois de abrir portas, a 5 de outubro de 2012, a Casa da Cultura continua a afirmar-se como um polo central de dinamização artística e cultural da cidade.
A Casa da Cultura foi inaugurada pela Câmara Municipal em 2012, na baixa da cidade de Setúbal. Trata-se de um espaço de “fomento e criação de várias formas de arte”, sendo dinamizado pelo município em parceria com diferentes instituições do concelho, explica a autarquia.
Este espaço ocupa o edifício onde funcionou o Círculo Cultural de Setúbal, que era ligado à “promoção da cidadania e à proliferação no acesso à cultura”, especialmente nos anos que antecederam o 25 de Abril de 1974.