Espetáculo conta com direção e dramaturgia de São José Lapa e Inês Lapa Lopes, texto de João Paiva, interpretação de Guilherme Macedo e música de Rui Rebelo
A vida e obra de Luís de Camões, em particular as viagens que fez, são o ponto de partida para cinco performances de poesia, música e gastronomia, a decorrer em Sesimbra.
O projeto “Performances com sabor” propõe uma viagem pelos lugares por onde Luis Vaz de Camões passou — Ceuta, Índia, ilha de Moçambique, Macau e Portugal —, sendo cada espetáculo acompanhado de um lanche ajantarado representativo da gastronomia de cada local, explica a associação cultural Espaço das Aguncheiras, que organiza o evento, em comunicado.
As performances, em si, relatam as experiências que o poeta teve ou que se imagina que tenha tido em cada uma dessas viagens, e decorre no Espaço das Aguncheiras, em Sesimbra.
“Estes encontros pressupõem a partilha de deleites auditivos e gastronómicos, perspetivas da poesia de Camões, do seu génio ‘globetrotter’ e a procura da compreensão das suas lutas, dos seus contemporâneos e as descobertas e desenvolvimentos que se precipitaram com a possibilidade dos descobrimentos”, descrevem os organizadores.
A primeira atuação é dedicada a Ceuta (Marrocos), e evoca a experiência militar de Luis de Camões na praça marroquina, onde perdeu um olho.
O espetáculo conta com direção e dramaturgia de São José Lapa e Inês Lapa Lopes, texto de João Paiva, interpretação de Guilherme Macedo e música de Rui Rebelo.
As apresentações seguintes terão lugar ao longo do outono, estando a segunda performance, dedicada à Índia, agendada para dia 25 de outubro.
Com produção de Joana Botelho, o ciclo envolve ainda cenografia de Inês Lapa Lopes, pesquisa sonora de Alberto Lopes e São José Lapa, e gastronomia da responsabilidade da ‘chef’ Naima.