Castelo de Palmela e o centro histórico da vila abriram esta sexta-feira as portas para mais uma edição da Feira Medieval de Palmela até ao próximo domingo
Às 19h, no largo da Torre Sineira da Igreja de Santiago do Castelo de Palmela, foi dada a ordem Real para a abertura da 10ª edição Feira Medieval de Palmela. O tema deste ano é “Palmela no Tempo da Expedição de Ceuta”. Durante três dias, os visitantes vão recuar até ao período entre 1414 e 1415.
Na história da Ordem de Santiago de Espada e a sua ligação ao Castelo de Palmela, a Feira decorrerá em pleno século XV (1414-1415) no reinado de D. João I. Nos preparativos da armada para a expedição de conquista de Ceuta, sendo a Ordem de Santiago chamada a contribuir com 100 combatentes equipados, assim como com uma parte dos abastecimentos. São estas memórias e histórias que Palmela vai reviver e viver este fim de semana. O regresso ao passado começou às 19 horas desta sexta-feira. A viagem de volta ao presente inicia-se às 23 horas de domingo.
Ao longo dos três dias, a animação vai ser constante e não vão faltar atrativos para passar um fim de semana diferente e especial: artesãos e restauração, música, danças medievais, acampamentos, demonstrações de voo livre, apresentações de armas, cortejos, espetáculos de fogo, torneios, oficinas, episódio almenara, assalto ao Castelo, entre muitos outros motivos para uma visita, em família ou entre amigos. Haverá ainda animação permanente em vários espaços do recinto da Feira e atividades complementares: uma caminhada e um percurso acessível a pessoas com deficiência visual. A animação também se estende ao centro da vila com a realização dos tradicionais cortejos diurnos e noturnos.
Os visitantes podem optar por um passe diário que custa 4€ por pessoa ou um geral que permite a entrada todos os dias do evento, de 8€. As crianças até aos 12 anos não pagam, mas devem levantar a pulseira obrigatória.
O evento que vai decorrer na sexta-feira, das 17 horas à meia-noite, no sábado das 14 horas à meia-noite, e domingo, das 14 às 23 horas deverá voltar a receber largos milhares de visitantes que chegam um pouco de todo o país e estrangeiro, há semelhança do que tem acontecido nas edições anteriores.
O convite da organização, a cargo da Câmara de Palmela, é para vestir-se a rigor e fazer parte da magia da Feira Medieval de Palmela. À entrada do recinto está disponível o Roupeiro Medieval onde é possível alugar um traje de época (para um dia ou para os três dias do evento). O aluguer de traje inclui a entrada na Feira.
A Feira nasceu a partir das celebrações relacionadas com a instalação da Ordem de Santiago no Castelo de Palmela, em 1482. A primeira edição do evento coincidiu com a chegada e instalação dos freires na vila e desde então, o tema tem sido explorado ao longo dos anos.
Os objetivos que estiveram na origem da criação deste evento, destaca a autarquia em nota no seu site, mantêm-se: Consolidar a imagem de Palmela associada à história e ao património diferenciando-se na abordagem à narrativa histórica enquanto produto turístico; valorizar o destino através da criação de oferta de experiências ligadas à história, à identidade, à cultura e à genuinidade do território; Criar uma rede de trabalho envolvendo a comunidade, as associações, as escolas e os criadores artísticos na construção de conteúdos, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores ligados ao empreendedorismo cultural e envolver a economia local, em particular, a restauração, os alojamentos, a animação cultural e turística, o artesanato, o comércio local, entre outros, promovendo o desenvolvimento económico.


