Sessão solene no Fórum Luísa Todi abriu com uma homenagem à atriz Sónia Martins e prosseguiu com André Martins a destacar os avanços da cidade
No dia em que se comemorou o 260.º aniversário do nascimento do poeta setubalense Manuel Maria Barbosa du Bocage, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal referiu a evolução da cidade desde a época em que o escritor nasceu até aos dias de hoje.
Na sessão solene das comemorações do Dia de Bocage e da Cidade, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi, André Martins focou o seu discurso na “tradição, inovação, memória e futuro” do concelho, focando-se em algumas áreas onde o município cresceu.
Como exemplo disso falou nas obras de requalificação do Convento de Jesus – “um dos mais importantes monumentos do gótico-manuelino em Portugal” -, bem como a sua abertura ao público “com novas condições e uma muito ampliada exposição” agora disponível para visitas.
A saúde foi um dos temas mais focados durante a intervenção do autarca que disse estar muito preocupado com as condições que se vivem na Península de Setúbal. Neste sentido, referiu a construção de um novo centro de saúde em Azeitão “entregue ao governo em novembro de 2023”, bem como as avançadas empreitadas para pôr de pé um centro de saúde na Bela Vista com o objetivo de “reforçar a prestação de cuidados de saúde numa das zonas mais povoadas da cidade”. Não deixou de referir que a autarquia está a estudar a hipótese de construir um outro espaço de saúde, no Bairro do Liceu.
“Esta é a nossa contribuição para que as populações do concelho tenham acesso a melhores cuidados de saúde, num quadro em que se tem verificado progressiva degradação do funcionamento do Centro Hospitalar de Setúbal, situação que importa reverter rapidamente. É nisso que estamos apostados”, acrescentou.
Os espaços verdes também não foram esquecidos com o edil a relembrar as obras no Parque Urbano da Várzea, que já foi reconhecido pela União Europeia como um agente positivo na adaptação às alterações climáticas, e ainda os parques verdes da Quinta da Amizade, juntamente com a Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, e 25 de abril, em parceria com a junta do Sado.
A habitação foi outro dos grandes destaques durante o discurso, com o presidente da câmara a explicar que a cidade tem, neste momento, obras em curso num valor que ronda os 130 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Entre reabilitação de habitações e edificação de novas casas – onde se destacam “mais 170 habitações para venda a custos controlados” – o município firmou parcerias com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
A diminuição do preço do Passe Navegante para os setubalenses foi outra das questões salientadas, no âmbito da Mobilidade.
Antes de terminar o discurso André Martins não deixou de referir a construção do novo auditório em Azeitão, o alargamento da programação do Fórum Municipal Luísa Todi, um novo pavilhão desportivo nas Manteigadas, o campo de futebol das Pedreiras e a requalificação do Pavilhão João dos Santos. Quanto às associações e coletividades da cidade disse que estas estão a ser beneficiadas com apoios que, no conjunto, “ultrapassam um milhão de euros para novas sedes e remodelação de instalações”.
Por fim, e no que diz respeito à educação, recordou a necessidade do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage para reforçar a oferta escolar, uma obra que deve ficar concluída até ao final de 2025, com o autarca a referir que esta já se encontra em avançado estado de construção. Foi referida também a necessidade de um novo centro escolar na Quinta da Amizade para, tal como o novo parque, dar resposta a esta zona da cidade que cada vez mais tem crescido em número de população.
Atriz Sónia Martins recordada nas celebrações

Volvida uma semana da partida da atriz setubalense Sónia Martins o seu nome não passou despercebido nas comemorações do feriado municipal. Logo a abrir a cerimónia os atores Maria Simões e José Nobre do Teatro Animação de Setúbal (TAS) evocaram o nome da artista que faleceu a 7 de setembro, com 53 anos.
Após a leitura de um discurso onde foram feitos rasgados elogios à pessoa e profissional que foi Sónia Martins, os presentes no Fórum Luísa Todi aplaudiram de pé a sentida homenagem dos antigos colegas.
Foram ainda ditos dois poemas da antiga atriz do TAS, escritos e publicados em 2022 e em abril deste ano, respetivamente. Mais uma vez, os espetadores da sessão colocaram-se de pé para voltar a aplaudir e recordar à artista que ingressou na companhia de teatro em 1989. Viria a sair em 2020, ano a partir do qual começou a trabalhar na autarquia de Setúbal, mais propriamente no Convento de Jesus.
Nascida na freguesia da Sagrada Família, em Luanda, capital de Angola, a 17 de outubro de 1971, veio para a cidade de Setúbal em 1974, com três anos.
Sónia Martins morreu a 7 de setembro no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, onde se encontrava internada.
MUNICÍPIO | Dezenas de trabalhadores reconhecidos
A sala esteve praticamente cheia durante toda a sessão solene que terminou com a homenagem aos trabalhadores municipais que se aposentaram no último ano e, ainda, o reconhecimento de outros que completaram 40 anos ao serviço do município.
Para a entrega dos galardões esteve presente todo o executivo municipal, além do presidente da assembleia municipal, Manuel Pisco, que ficaram responsáveis por felicitar todos aqueles que marcaram presença e que subiram ao palco para receber as lembranças oferecidas pela autarquia.
“A cidade deve-lhes muito. O seu empenho, o seu profissionalismo e o seu compromisso com Setúbal foram e serão sempre parte do património humano que sustenta o desenvolvimento da nossa terra. Sem todas e todos estes trabalhadores, de pouco serviria o nosso esforço enquanto autarcas porque, na verdade, os verdadeiros motores do progresso são eles, os trabalhadores, aqui e em todo o lado”, disse ainda o presidente da autarquia durante o seu discurso.
Este ano não foram entregues medalhas municipais às entidades que se destacaram no concelho de Setúbal porque, tal como já é tradição, esta distinção não é feita nos anos em que decorrem as eleições autárquicas – marcadas para 12 de outubro próximo.