Atleta barreirense foi o primeiro jogador em 30 anos a marcar mais de 20 pontos com 15 bolas ganhas nas tabelas
Neemias Queta fez história esta quarta-feira ao serviço da seleção portuguesa de basquetebol. O poste dos Boston Celtics foi nuclear no triunfo luso por 62-50 sobre a República Checa no primeiro jogo do Eurobasket. Com 23 pontos, 18 ressaltos e quatro desarmes, o jovem barreirense estreou-se na competição a bater recordes, tendo sido o primeiro jogador em 30 anos (desde que a FIBA começou a contar ressaltos) a marcar mais de 20 pontos com 15 bolas ganhas nas tabelas numa estreia em Campeonatos da Europa, além de chegar ao 7.º lugar (ex-aequo com outros quatro atletas) na lista de mais ressaltos num único encontro.
Depois de 14 anos ausente, Portugal voltou a pisar o grande palco europeu. A última vitória tinha sido em 2007, e nunca tinha o coletivo das Quinas vencido a Chéquia num Campeonato da Europa (ou na qualificação), mas o jejum já terminou (e o registo de 0-6), assim como termina o hiato de 14 anos a pisar este cenário. São 12 novos jogadores, 12 novos ‘linces’, que inscreverem o seu nome nos registos da história, ao vencer os checos por 50-62, em Riga, na Letónia, no primeiro duelo do Grupo A.
O poste português começou o jogo em grande, registando o primeiro cesto do encontro, e logo atrás da linha dos três pontos, partindo desde aí a uma exibição dominadora. Resta apenas esperar para ver se o jogador dos Celtics consegue manter a boa forma diante da Sérvia, Turquia, Letónia e Estónia, os próximos adversários da seleção nacional.