Cento e setenta anos de atividade vão muito além do horizonte da longevidade humana e colocam o jornal “O Setubalense” naquele raro patamar dos projetos que ultrapassam a era de quem os sonhou e implementou e navegam rumo a outros tempos, a outras gentes, a outras realidades. Ao longo dessa viagem, testemunhou profundas mudanças sociais e culturais no mundo e na comunidade em que se insere, ultrapassou dificuldades e acumulou conquistas, que contribuíram para fortalecer a sua identidade e o seu posicionamento.
“O Setubalense” é, hoje, um nome incontornável no universo da comunicação social, detentor da honrosa marca de título mais antigo de Portugal continental, e contribui para o sucesso da região de Setúbal, conferindo-lhe dimensão humana e uma voz que anseia – e merece – ser ouvida e respeitada. Mais do que a divulgação de notícias, rostos e ações, este jornal é uma importantíssima fonte histórica, que nos ajuda a conhecer o passado de um distrito sempre rebelde, reivindicativo e inconformista, comprometido com a Liberdade e a Igualdade de Direitos para todas as pessoas. E ajudará, sem dúvida, no futuro, a compreender melhor o nosso presente conturbado.
O jornalismo sério, plural e independente é indispensável para sustentar o pensamento crítico e o exercício de uma cidadania consciente e informada, em sério risco no mundo atual, sob a pressão de permanentes campanhas de desinformação e mentira, que, rapidamente, se propagam através de plataformas sem filtro, numa sociedade sem tempo para pensar. Precisamos, mais do que nunca, de dar continuidade às páginas revolucionárias e de luta que preencheram o nosso passado, com coragem, com participação cívica, com reflexão e debate, que resultem em ações concretas, em prol do desenvolvimento sustentável que ambicionamos. Para uma região mais unida, confiante e acolhedora, em Democracia, com Justiça Social, que sabe de onde vem e que caminhos quer trilhar. Muito mais do que a margem pobre do Tejo, uma região multifacetada e cheia de potencial, onde dá gosto viver, investir e desfrutar.
Saúdo a equipa do jornal “O Setubalense” pelo 170.º aniversário, que a todos nos orgulha, com a certeza de que saberá dar continuidade a este riquíssimo legado, impulsionando novas dinâmicas e fortalecendo a comunicação social regional com a sua marca, sempre atual, sempre relevante.